ASSINE
search button

Cavalo selado é pra montar

Compartilhar

O Flamengo está começando a correr o risco de ficar a pé nessa eterna indefinição entre Renato Gaúcho e Abel, os técnicos preferidos para dirigir o time rubro-negro na próxima temporada. Há alguns dias, como divulgou em primeira mão, meu amigo Gilmar Ferreira, representantes das duas chapas mais fortes na eleição do dia 8 de dezembro, apresentaram propostas ao treinador do Grêmio, que teria acenado positivamente para a possibilidade de trocar Porto Alegre por seu amado Rio de Janeiro.

O problema é que isso já foi feito antes com Abel, que igualmente, sinalizou aceitar o convite. E há, no momento, uma divisão de opiniões entre componentes das duas chapas. Na de Rodolfo Landim, por exemplo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, é francamente favorável a Abel, com quem tem conversado quase todos os dias. Mas há muita gente no clube que prefere Renato, não somente por causa das últimas conquistas no Sul, mas principalmente, pela maior simpatia que a torcida demonstra por ele – não custa lembrar que a eleição é sem ser este domingo, o próximo...

Em meio a tudo isso, meu xará apresentou ontem, ao Grêmio, uma contraproposta para renovação de contrato, baseada naquilo que o Flamengo teria lhe oferecido. Ora bolas, quem apresenta contraproposta ao empregador, fica na obrigação de assiná-la, caso seja aceita. Em suma: ao contrário do que se tem especulado, Renato ainda não se decidiu e pode, sim, permanecer no tricolor gaúcho.

E qual o problema disso, uma vez que qualquer que seja o novo treinador, ele só deverá ser anunciado após o pleito? A questão é que outros clubes começaram a procurar Abel – Santos e Atlético Mineiro, entre eles. Quem conhece o ex-técnico do Flu sabe que, no momento, sua preferência é ficar no Rio, satisfazendo o desejo da família. Além disso, ele dá preferência a uma equipe que lhe permita brigar pelos principais títulos no ano que vem. Em suma: o Flamengo preenche todos os requisitos.

O busílis dessa complicada equação é o momento certo de bater o martelo, antes que um vá cantar em outra freguesia e o outro decida permanecer onde está. Lembram daquela velha história de que se o cavalo passar encilhado o melhor a fazer é montá-lo antes que outro o faça? Pois é. No momento, o Fla está ameaçado de ficar a pé...

Feeling

Tenho conversado com muitas raposas felpudas da Gávea nos últimos dias e, confesso, o que uma me disse ontem me deixou com a nítida sensação de que, apesar de toda a badalação em torno de Renato, Abel ainda tem mais chances de ser o treinador do Flamengo em 2019. A conferir.

Allons, enfants

A vitória do PSG sobre o Liverpool, no Parc des Princes, deixou o time de Neymar e Mbappé em ótima situação para se classificar às oitavas de final da Liga dos Campeões. Com a derrota em Paris e a vitória do Napoli sobre o Estrela Vermelha, quem se complicou foi a equipe inglesa, que agora precisará derrotar a italiana por dois gols de diferença, na última rodada da fase de grupos. O jogo será em Liverpool.

Com o que gol marcou, o segundo dos franceses, Neymar se igualou a Rivaldo, como brasileiro que mais balançou as redes no torneio (31 vezes). A partida marcou ainda a volta de Daniel Alves, que entrou no final, no lugar de Di Maria. Neymar e Mbappé provaram que estão recuperados das contusões sofridas nos amistosos de suas seleções. Ambos jogaram bem, alternando arrancadas com tabelas que levaram à loucura a zaga inglesa.

De quase eliminado, o PSG volta a ser visto como um dos favoritos para a conquista da “orelhuda”. Vamos ver como se sairá quando começarem os “mata-matas”.

Grande perda

Se Erik, que pertence ao Palmeiras, não puder mesmo ficar no Botafogo, fará muita falta ao ataque alvinegro, no ano que vem. Na grande arrancada realizada nas últimas cinco rodadas (quatro vitórias e um empate), ele foi decisivo com seus gols e atuações bem acima da média dos atacantes que vinham sendo utilizados por Zé Ricardo. Erik não jogará contra o Atlético Mineiro, na última rodada, porque estava emprestado ao Galo e só foi liberado com a condição de não enfrentá-lo.

Dor de cabeça à vista

Não era à toa que Sebastian Vettel defendia com unhas e dentes a renovação de contrato de seu fiel escudeiro Kimmi Raikkonem com a Ferrari. Em seu primeiro teste a bordo de um bólido da mítica escuderia italiana, o jovem francês Charles Leclerc, pulverizou o tempo que o alemão fizera na véspera, nos testes que estão sendo realizados no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.

Ao que tudo indica, no ano que vem, Vettel terá um companheiro de equipe capaz de lhe fazer sombra desde o primeiro GP, na Austrália. Algo semelhante com o que aconteceu com Fernando Alonso e o então iniciante Lewis Hamilton, na McLaren, em 2007, quando ambos dividiram vitórias e pódios e acabaram perdendo o título para Raikkonen, na Ferrari.

Quem deve estar sorrindo de orelha a orelha é o pentacampeão Lewis, que continuará a não ter um parceiro capaz de lhe ameaçar e verá o circo pegar fogo na principal rival. Nem Toto Wolf crê mais que, em igualdade de condições, Bottas possa superar Hamilton.

A menos que haja um improvável desastre na confecção da Mercedes-2019, pode-se dizer que há um hexacampeonato no horizonte