ASSINE
search button

A eleição agora é rubro-negra

Compartilhar

Com as eleições no Flamengo cada vez mais próximas (serão no dia 8 de dezembro), aumenta, nas redes sociais, a temperatura das discussões entre os rubro-negros. Há uma unanimidade favorável aos dois mandatos de Eduardo Bandeira de Mello quando o assunto é a gestão financeira. Mas quando se fala no futebol o bicho pega. E, como todos os torcedores da “nação” bem sabem, nada é mais importante no clube Mais Querido do Brasil do que bola na rede e taça na galeria de troféus.

Os que defendem a atual administração e pregam sua continuidade, apoiando a candidatura de Ricardo Lomba, lembram que nos anos que antecederam a vitória da chapa azul, o rubro-negro esteve várias vezes brigando contra o rebaixamento e agora, embora as conquistas tenham sido bem escassas, nunca mais rondou o Z-4, chegando a lutar pelo título em algumas ocasiões e frequentando a Libertadores com mais assiduidade. É uma meia verdade.

Nos três primeiros anos de Bandeira, o Fla amargou um décimo-sexto lugar (2013), um décimo (2014) e um décimo-segundo (2015) no Brasileiro. Somente a partir do segundo mandato houve uma evolução, com a terceira colocação, em 2016, e a sexta, em 2017. Este ano, ainda briga pelo título, embora as chances tenham ficado bem mais remotas após o empate com o Palmeiras, no Maracanã.

O maior problema, entretanto, está na relação custo-benefício do futebol rubro-negro. Desde que as finanças foram colocadas em dia e o clube passou a ser dos mais ricos e bem-sucedidos (em termos de arrecadação) no país, verdadeiras fortunas foram gastas, com resultados pífios – dois carioquinhas e uma Copa do Brasil, contra inúmeros fiascos, principalmente na Libertadores, o grande sonho do presidente que diz ter como meta e parâmetro o bilionário Real Madrid.

Reportagem de Igor Siqueira, no Globo de quinta-feira passada, revela que o Flamengo gastou este ano, com contratações e renovações, R$ 104,6 milhões. É muito dinheiro para não ganhar, ao menos até agora, nenhum caneco. Nem mesmo o do carioquinha, o tradicional Me Engana que Eu Gosto! E, desta vez, nem sequer pode dizer que chegou à final de algum outro torneio. Ficou pelo meio do caminho em todas as competições que disputou: estadual, Copa do Brasil e Libertadores. A menos que aconteça a, a esta altura improvável, conquista do Brasileiro, o último ano de Bandeira de Mello será um fiasco monumental.

Por causa disso, as pesquisas entre os sócios apontam o favoritismo da chapa de Rodolfo Landim, com boa margem sobre a de Lomba. É praticamente um consenso entre os rubro-negros (aí incluídos os torcedores) que a atual diretoria é muito fraca em termos de conhecimento e gestão do futebol.

Quando um número considerável de técnicos (dos mais variados estilos) e jogadores passa pelo clube sem sucesso, é natural que se chegue à conclusão de que o erro maior não pode estar neles, mas em quem os contratou e dirigiu.

O interminável (e inacreditável) problema com o goleiro Diego Alves é apenas a ponta do iceberg. Se Ricardo Lomba e Carlos Noval são incapazes de gerenciar uma crise boba como essa (provocada, acima de tudo, por falta de diálogo, como ressaltou o capitão Réver, em entrevista, ontem, no Ninho do Urubu), como podem querer que alguém aposte neles para continuar à frente do clube?

A grande chance

Com a marcação da primeira partida da semifinal da Sul-Americana já para a próxima quarta-feira, não há mais dúvidas: o Fluminense pisará o Maracanã hoje com um time reserva. É a grande chance do Vasco conseguir três pontos fundamentais para se afastar um pouco mais do Z-4. No turno, com os titulares escalados dos dois lados, houve empate em 1 a 1. Agora, dadas as condições em que o clássico será disputado, qualquer resultado que não seja a vitória vascaína será encarado em São Januário como um autêntico cataclisma. Abre o olho, Alberto Valentim!

A cruz e a caldeirinha

Zé Ricardo é um homem sincero. Em entrevista, ontem, no Botafogo, o técnico admitiu que vive o pior momento de sua breve carreira, dirigindo times da série A. O motivo? O grande risco de acabar rebaixado para a B! Não custa lembrar, Zé Ricardo pediu demissão do Vasco em junho, após uma derrota para o Botafogo, convencido de que não tinha mais condição de trabalhar com o que tinha em São Januário.

Acabou aceitando um convite para o Botafogo que, no momento, está uma posição abaixo do Vasco, com o mesmo número de pontos, apenas um à frente do Z-4. Já imaginaram se o Gigante da Colina escapa e o Glorioso cai? Que ironia do destino...

Superclássico do tênis

Os amantes do tênis têm hoje um programaço, a partir das 12h30, no SporTV3. Roger Federer e Novak Djkovic se enfrentarão, pelas semifinais do Masters 1000 de Paris. Nole bateu Marin Cilic, de virada (4/6, 6/2. 6/3), e Roger derrotou Kei Nishikori, em sets diretos (6/4, 6/4). A outra semifinal, que será jogada a partir das 10h, também com transmissão do SporTV3, reunirá Dominic Thiem e Karen Khachanov (que, surpreendentemente, eliminou Alexander Zverev).

Seja qual for o resultado final do torneio de Paris, Novak Djokovic assumirá, na próxima segunda-feira, o posto de número 1 do ranking. Rafael Nadal passa a ser o segundo e Federer se mantém em terceiro.