Dos atuais dez ministros do Supremo Tribunal Federal, sete nasceram no interior e apenas três no Rio de Janeiro: Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux. No interior paulista nasceram o presidente Cezar Peluso (Bragança Paulista), o decano Celso de Mello (Tatuí) e Dias Toffoli (Marília).
Em Minas nasceram Joaquim Barbosa (Paracatu), e Cármen Lúcia (Montes Claros). Gilmar Mendes é de Mato Grosso (Diamantino) e Carlos Ayres Britto veio de Sergipe (Própria).
Tempo é dinheiro
Um conhecido senador do nordeste foi visto usando relógio Richard Miller. O modelo no pulso não sai por menos de US$ 400 mil.
De quem sabe
A reforma política não vai sair de novo porque os dois maiores partidos não se entendem em nada. É a profecia do senador Demóstenes Torres.
PSD-PSB
O recém-nascido PSD já fechou acordo para chapa com o PSB em São Paulo e Recife para as campanhas municipais do ano que vem.
Bola nas costas
Lula estará em Brasília na quarta (5) para comandar reunião sobre reforma política. Escolheu bem a data. A presidenta Dilma estará na Bulgária, terra de seu pai. Lula também passou pela capital para fazer política no dia em que Dilma discursava na ONU, em Nova York.
Cegueira
O Brasil não têm o Instrument Landing Syste (ILS), que ajuda pilotos a aterrissarem por aparelhos, em todos os aeroportos. Já existe o ILS3 em grandes aeroportos do mundo e o país conta com apenas dois ILS2.
Pai da ideia
O brasiliense Kleber Ferriche ficou feliz ao ver o Governo do Distrito Federal divulgar o slogan Brasília, Capital da Copa, mas surpreso por ninguém ter dado o crédito a ele, autor da ideia.
Listão
A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) terá um tesouro em mãos. Vai receber da Receita a lista quantitativa das fortunas do país, por faixas. Ela relata projeto que taxa patrimônios para fomentar a saúde.
Sagrado reencontro
Aconteceu numa igreja do Lago Sul em Brasília: a missa de reencontro de uma turma de 40 anos do Colégio Sacré Coeur de Marie foi tão comemorada pelas mulheres durante a celebração, que o padre desistiu do “saudai-vos uns aos outros”. A missa inteira foi uma festa só.
Ponte-bala
O ministro dos Transportes, Paulo Passos, titubeou diante do pedido da bancada gaúcha para a construção de nova ponte sobre o rio Guaíba em Porto Alegre, quando o presidente da Câmara, Marco Maia, soltou um “isso tá me cheirando a trem-bala”. Não vai sair do papel.
Memória nacional
O compositor Paulo Sergio Valle lança em novembro o livro O homem que venceu Getúlio Vargas. Trata do ex-governador do Pará Eurico Freitas Valle, que mandou no estado por três décadas após o golpe.
Vodka on the rocks
O agora milionário “consultor” Luiz Inácio Lula da Silva ganhar o prêmio de Lech Walesa, que derrotou o comunismo arriscando a vida, prova que um dos dois bebeu.
Pensando bem...
...o próximo prêmio de Lula deverá ser o Ig Nobel de como ser Honoris Causa sem Causa nem Honoris.
Poder sem pudor
Bom de copo
Quando o governador pernambucano Miguel Arraes viajava pelo interior, um “kit” sempre o acompanhava: uísque Johnny Walker, gelo e água mineral. O ajudante-de-ordens recebeu recomendação de d. Madalena, preocupada senhora Arraes, para “batizar” as doses de uísque com muito gelo e muita água. O governador descobriu a armação logo no primeiro gole:
- Capitão, o senhor está querendo me gripar?