Ondas gravitacionais no espaço podem indicar novo tipo de 'cataclismo' jamais visto

Astrônomos provavelmente podem ter detectado ondas gravitacionais de um novo tipo de fenômeno, uma estrela de nêutrons sendo engolida por um buraco negro.

Caso o evento seja confirmado, essa seria a primeira detecção desta fonte de ondas gravitacionais revelando algo como um cataclismo jamais visto.

O fenômeno foi detectado por pesquisadores dos observatórios de ondas gravitacionais LIGO e Virgo, entretanto, cientistas estão analisando os dados para verificar o que teria criado as ondas gravitacionais.

"Algo aconteceu no céu", afirmou o físico Daniel Holz da Universidade de Chicago, membro da LIGO, ressaltando que, no momento, não pode afirmar com clareza o que seria ou teria causado o evento.

Os observatórios captaram ondas gravitacionais de buracos negros acoplados e de estrelas de nêutrons colidindo, tanto é que, anteriormente, cientistas avistaram indícios de um encontro entre um buraco negro e uma estrela de nêutrons, mas o sinal era fraco e poderia ter sido um alarme falso.

A nova descoberta, porém, fornece evidências mais sólidas, tanto é que um possível alarme falso foi desconsiderado, segundo o portal Science News.

Pesquisadores acreditam que o evento tenha ocorrido a 900 milhões de anos-luz de distância, dentro de uma área de 23 graus quadrados ao longo do céu.

Com isso, os pesquisadores passaram a observar a região com seus telescópios, em busca de qualquer luz que possa ter sido emitida durante a fusão, sendo que essa luz poderia ter sido emitida caso a estrela de nêutrons fosse partida pelo buraco negro antes de ser engolida.