ASSINE
search button

Nasa encontra 'corredor de gelo' em uma das luas de Saturno

Descoberta indica que "o gelo de água está distribuído de uma forma desigual

Compartilhar

Cientistas, que analisam o satélite Titã de Saturno, descobriram uma zona congelada que abrange 6.300 quilômetros da região tropical, o que pode indicar existência no passado de um "vulcão de gelo".

A cientista planetária Caitlin Griffith, da Universidade do Arizona, lidera uma equipe que estuda a formação peculiar com base em imagens da sonda Cassini, usando espectroscopia infravermelha para conseguir penetrar a densa atmosfera de nitrogênio da lua de Saturno.

"Esse corredor de gelo é intrigante, porque não possui correlação com quaisquer outras características da superfície nem com as medidas do subsolo", comentou Griffith o longo corredor que percorre 6.300 pelo satélite.

A descoberta indica que "o gelo de água está distribuído de uma forma desigual, mas não de uma maneira aleatória, ao longo da superfície tropical de Titã", acrescentou a cientista.

Mesmo esperando que a superfície do satélite de Saturno estivesse coberta por sedimentos orgânicos que caem como chuva quando os raios solares quebram metano na atmosfera, o que é chamado por Griffith como uma "versão perturbada" da Terra, os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir uma espécie de anel rodeando o satélite de Saturno.


"É possível que a gente esteja vendo algo que é um vestígio de um tempo em que Titã era um tanto diferente", disse Griffith à revista New Scientist.

A teoria mais provável é que se trata dos restos de um massivo antigo "vulcão de gelo" que produzia água, amoníaco ou metano, ao invés de lava, a que estamos acostumados a ver na Terra