24 de maio: dia nacional do café

Pesquisas recentes apontam a cafeína como um importante agente modulador do desempenho em vários tipos de atividade física

Uma das paixões nacionais, o café  ganhou o dia 24 de maio para ser celebrado em todo o país. Carioca, capuchino, expresso ou americano, não importa qual você escolha ele é saboraso e tem aquele aroma agradável. 

É também a  época da colheita na maior parte das regiões produtoras do País. Por esse motivo, a Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC sugeriu este dia ao criar a data comemorativa em 2005.

Já são 14 anos em que faz parte do Calendário Brasileiro de Eventos e o tema será a relação da bebida e seus benefícios com a saúde humana, em uma corrida de rua inédita, a Coffee Run.

 

Pesquisas recentes apontam a cafeína como um importante agente modulador do desempenho em vários tipos de atividade física, e para que o café possa promover o seu efeito no organismo, deve ser consumido moderadamente, na dosagem mínima de quatro xícaras por dia.

Além de potencializar a performance durante os exercícios, o café atua como estimulante do sistema nervoso, já que a cafeína aumenta a tensão dos músculos e ajuda na mobilização de substratos de energia para o trabalho muscular.

Macaque in the trees
Café (Foto: Marcelo Camargo | Agência Brasil)

Benefícios da bebida

Você sabia? Tanto para os atletas, sejam profissionais ou não, o café ajuda a ter mais pique para correr, pular, saltar, nadar, entre outros, pois estimula a ação muscular durante a atividade física.

O consumo do cafezinho proporciona um aumento da força muscular, já que retarda a fadiga do músculo, possibilitando um número maior de carga e repetições de execução do exercício após a ingestão de cafeína.