ASSINE
search button

Suposto 2º planeta é encontrado próximo de estrela

Compartilhar

Especialistas detectaram um candidato a planeta circulando à volta da estrela Proxima Centauri, uma fosca anã vermelha localizada a apenas 4,2 anos-luz do nosso Sistema Solar.

Ressaltando que a Proxima já é conhecida por albergar um mundo, um planeta praticamente do tamanho da Terra conhecido como Proxima b, o suposto novo mundo seria o Proxima c.

"Este é apenas um candidato", afirma Mario Damasso, da Universidade de Turim na Itália. Damasso, Fabio Del Sordo e seus colegas analisaram as observações da Proxima Centauri realizadas pelo instrumento High Accuracy Radial velocity Planet Searcher (HARPS), que está instalado no Observatório de La Silla, no Chile, onde notaram pequenos movimentos estelares induzidos por puxões gravitacionais dos planetas orbitantes.

Além disso, o Proxima b circula em uma zona habitável da Proxima Centauri, que está localizada em um ponto onde poderia existir água líquida, entretanto, ainda não é possível saber se há vida como na Terra, conforme o portal Space.com.

O novo candidato possui uma massa de aproximadamente seis vezes a da Terra, orbitando a 1,5 unidades astronômicas da Proxima Centauri, portanto, seria provavelmente muito frio, tendo uma temperatura de aproximadamente —234 graus Celsius, afirmam Damasso e Del Sordo.

A distância de 1,5 unidades astronômicas, equivalente a 225 milhões de quilômetros, indica que o novo candidato estaria longe da zona habitável da estrela. A distância é um grande desafio para encontrar o Proxima c, entretanto, os pesquisadores seguirão realizando observações adicionais através do HARPS ou instrumentos similares para obter todas as confirmações sobre o suposto 2º planeta.