ASSINE
search button

Rondônia inicia campanha contra a tuberculose

Compartilhar

Começa nesta quarta-feira (20) em Rondônia uma campanha de combate à tuberculose. Durante uma semana, agentes de saúde vão percorrer os 52 municípios do estado com informações sobre prevenção, tratamento e importância da vigilância de contatos próximos ao paciente.

A campanha foi organizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março.

Rondônia registra uma média de 700 novos casos da doença por ano. Uma das principais preocupações da Agência Estadual de Vigilância em Saúde é com a continuidade do tratamento. Em 2017, 16% dos pacientes de tuberculose abandonaram o tratamento.

O percentual é considerado alto pelo Ministério da Saúde, que preconiza abandono de 5% de pacientes, no máximo, para garantir cura em 85% dos casos. O tratamento tardio ou mesmo o abandono do esquema medicinal aumenta o número de óbitos.

A tuberculose é uma infecção bacteriana, transmitida por via aérea. O pulmão é um dos principais órgãos afetados. Os sintomas são tosse persistente, perda de peso, febre, moleza e falta de ar. É uma doença grave e é considerada uma das que mais mata no mundo, mas é curável.

O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento gratuito, com exames semanais por seis meses e a utilização de antibióticos para o combate à infecção.