Pizza é 'maior fonte de felicidade' para italianos

Pesquisa foi feita por ocasião do 'Dia Mundial da Felicidade', celebrado no dia 20 de março

Uma pesquisa realizada por ocasião do "Dia Internacional da Felicidade", celebrado no próximo dia 20 de março, revelou que a pizza é uma das maiores fontes de felicidade para os italianos.

O estudo foi feito pela Deliveroo - serviço de entrega de alimentos - em parceria com a Doxa e questionou cidadãos com mais de 15 anos de idade sobre a relação entre a comida consumida e a felicidade, destacando pratos que estimulam o sentimento.


Segundo 42% dos italianos, a pizza é o prato que mais deixa as pessoas felizes. Em segundo lugar, com 33%, ficou a massa, seguida de carne e peixe grelhado (30%). Já o sorvete ocupa a quarta colocação, com 21% dos votos. Queijos (10%) e frios - salames, presuntos e embutidos - (9%) aparecem no quinto e sexto lugares respectivamente. Apenas 7% dos italianos acreditam que a felicidade é encontrada ao comer sanduíche e sushi.

Macaque in the trees
Gabriel Magalhães, proprietário do espaço, afirma que suas pizzas artesanais, a R$ 15, saem às centenas (Foto: José Peres/JB)

Analisando os momentos compartilhados à mesa, os italianos preferem fazer suas refeições ao lado da pessoa que ama (51%), dos pais (43%), amigos (37%) e avós (10%). Somente 4% dos entrevistas disseram ficar felizes quando se alimentam sozinhos. Além disso, a preferência pela pizza também é confirmada no setor de congelados. De acordo com o Instituto Italiano de Alimentos Congelados, em 2017, foi registrado um consumo superior a 1,5kg por pessoa, um total de 91,5 mil toneladas do alimento (+2,1%).

Ao todo, o consumo de pizzas congeladas representa 20% do mercado total. A pesquisa ainda revelou que a pizza é consumida por mais de 6 a cada 10 famílias, cerca de 63%, e o sabor preferido é a "Margherita" entre pelo menos 45 tipos.