EUA aprovam spray nasal que poderá combater a depressão

As autoridades dos Estados Unidos aprovaram na última quarta-feira (6) o lançamento de um antidepressivo que está sendo apresentado como uma "grande mudança" no combate contra a doença.
Feita à base da esketamina, que é usada como um anestésico em animais e humanos, o medicamento foi batizado de Spravato e foi desenvolvido pela empresa Johnson & Johnson. O antidepressivo será comercializado em forma de spray nasal.


A novidade é tratada como uma solução em grande potencial para combater a depressão. O medicamento será uma alternativa para os pacientes que resistem atualmente aos remédios disponíveis.
No entanto, mesmo após anos de testes para conseguir ser aprovado, o uso do remédio será estritamente controlado. Além disso, o tratamento será administrado em um centro de saúde para o paciente ser acompanhado por um profissional.


O principal composto do medicamento, a esketamina, está relacionada com a ketamina, que é conhecida pelo grande público por ser utilizada como uma droga por jovens em festas, em função de seus efeitos alucinógenos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas sofrem com a depressão. Nos casos mais graves, a doença pode levar ao suicídio.