ASSINE
search button

Defesa russa prevê completar em breve seu sistema de comunicação espacial militar

CC BY-SA 2.0 / John Smith -
Universo
Compartilhar

Um novo satélite militar culminará a formação do grupo orbital de telecomunicações da Rússia, devendo ser colocado em órbita, segundo está previsto, em abril de 2019.

De acordo com uma fonte na indústria de foguetes espaciais russa, trata-se do sistema de satélites de comunicação Blagovest.

Macaque in the trees
Universo (Foto: CC BY-SA 2.0 / John Smith)

"A transferência do satélite para o cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) está prevista para o final de fevereiro. O lançamento, por meio de um foguete Proton-M, está marcado para a primeira metade de abril", afirmou a fonte.

A colocação em órbita dos satélites do sistema Blagovest começou em 2017. Desde então, já foram lançados três aparelhos militares. O processo foi iniciado com o lançamento em 17 de agosto de 2017 do primeiro satélite da série, o Kosmos 2520.

O segundo satélite, o Kosmos 2526, foi colocado na órbita em 19 de abril de 2018. O lançamento realizado em 21 de dezembro foi terceiro do sistema de comunicações militares.

Os satélites pesados Blagovest foram projetados pela empresa Sistemas Satélites de Informação (ISS, na sigla em russo) por encomenda do Ministério da Defesa da Rússia.

O sistema orbital incluirá quatro satélites e garantirá a cobertura militar ao país e o acesso à transmissão de dados de alta velocidade, programas de televisão, Internet, telefonia e outros tipos de comunicação. Espera-se que os satélites operem em órbita durante 15 anos.