ASSINE
search button

'Chico Mendes 30 anos': evento reúne ambientalistas e autoridades no Acre

Encontro marca as três décadas da morte do líder ambientalista

Beto Herrera -
Reserva extrativista Chico Mendes, em Xapuri, Acre, a primeira do Brasil
Compartilhar

Deste sábado (15) à próxima segunda-feira (17) acontece o Encontro Chico Mendes 30 anos: uma memória a honrar. Um legado a defender, em Xapuri, Acre, em memória às três décadas do assassinato do líder ambientalista.

Durante o encontro haverá mesas de debate envolvendo as questões socioambientais da atualidade. Participam dos debates autoridades do Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Da sociedade civil, participam organizações como Instituto Socioambiental ISA e o World Wide Fund for Nature (WWF).

O JB realiza a cobertura a convite do evento.

Macaque in the trees
Reserva extrativista Chico Mendes, em Xapuri, Acre, a primeira do Brasil (Foto: Beto Herrera)

Programação  

Durante os três dias, os visitantes terão acesso a uma vasta programação, montada para relembrar quem foi o líder seringueiro e seu legado em defesa da preservação da floresta aliada ao desenvolvimento sustentável.

Neste sábado (15), em Xapuri, a programação teve início às 8h com falas de aberturas de importantes representatividades acreanas, brasileiras e mundiais. Em seguida, às 9 horas, foi feita a leitura de um poema declamado por Lívia Mamede, bisneta do seringueiro.

À noite, o governador Tião Viana realiza a entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania a personalidades que contribuem com o desenvolvimento sustentável, bandeira defendida pelo mártir ambiental.

A programação inclui ainda a inauguração da Exposição Chico Mendes Herói do Brasil, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (STTR Xapuri), e uma romaria ao túmulo do ativista, além de uma tarde dedicada a ouvir as vozes das Mulheres da Floresta.

Veja a programação completa

Tags:

Acre | ambiente | chico | evento | meio