Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Mudanças climáticas poderiam converter Terra em Vênus?

Jornal do Brasil

Se a mudança climática causada pela humanidade continuar sem controle, as consequências tenderiam a ser irreversíveis e poderiam transformar as condições no nosso planeta nas mesmas de Vênus, alertam especialistas.

No passado Vênus tinha condições apropriadas para a vida, mas o planeta passou por uma mudança climática catastrófica: a atmosfera começou a reter demasiado calor e o surgimento de um grande número de buracos de ozônio destruiu o segundo planeta do Sistema Solar, onde a temperatura atual atinge mais de 471 graus Célsius.

"Acho que Vênus é um aviso importante: o efeito estufa não é apenas uma teoria", disse ao portal Space.com Ellen Stofan, diretora do Museu do Ar e do Espaço do Instituto Smithsonian e ex-pesquisadora da NASA.
Estudos no planeta vizinho levaram os cientistas a procurar por buracos de ozônio no nosso planeta, segundo Stofan, que enfatiza que Vênus é um espelho que reflete o futuro da Terra.

Segundo o cientista planetário e astrobiólogo do Instituto de Ciência Planetária, David Grinspoon, apesar de sua aparência moderna horripilante, Vênus é muito semelhante à Terra.

"[Vênus é] um laboratório para entender a física do clima e as mudanças climáticas de um planeta parecido com a Terra […] É impossível apreender tudo o que se precisa saber sobre a mudança climática na Terra estudando apenas a Terra", disse.

Daqui a algum tempo, à medida que o Sol começar a envelhecer, nosso planeta percorrerá o mesmo caminho que Vênus, com os oceanos se evaporando em um mundo descontrolado devido ao efeito estufa, concluiu o cientista.