Jornal do Brasil

Ciência e Tecnologia

Cosmonauta russo captura momento exato da falha do Soyuz

Jornal do Brasil

O cosmonauta russo Sergei Prokopiev publicou na sua conta no Instagram fotos do acidente ocorrido durante o lançamento do foguete portador Soyuz.

As fotos foram tomadas a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). O foguete estava se dirigindo à estação quando sofreu uma falha.

"Pode-se ver que ocorreu a separação [da nave] do foguete portador, depois o contato visual com a nave se perdeu. É evidente que estamos desanimados, mas o que é mais importante é que Aleksei [Ovchinin] e Nick [Hague] estão bem, estão vivos e de boa saúde!", comentou o cosmonauta.

Na quinta-feira (11), o motor do foguete portador Soyuz-FG teve uma falha após o lançamento em direção à Estação Espacial Internacional (EEI). A bordo da nave Soyuz MS-10 estavam o astronauta norte-americano Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksei Ovchinin, que pousaram ilesos no Cazaquistão a bordo da cápsula de resgate.

 

A empresa Roscosmos criou uma comissão para investigar o acidente. A última vez que uma situação semelhante ocorrera foi em 1983.



Recomendadas para você