ASSINE
search button

Descoberta parede original de palácio inca no Peru

cusco reprodução -
Pesquisadores encontraram fragmentos de uma parede de origem inca
Compartilhar

Uma equipe de pesquisadores encontrou fragmentos de uma parede de origem inca, assim como estruturas e material cultural que pertencem aos períodos colonial e republicano no sítio arqueológico de Amaru Kancha, onde está situado o Palácio de Justiça de Cusco, reportou a Direção Descentralizada de Cultura (DDC, sigla em espanhol) da cidade.

Macaque in the trees
Pesquisadores encontraram fragmentos de uma parede de origem inca (Foto: cusco reprodução)

Os especialistas descobriram esses vestígios durante as escavações do projeto Origem e Desenvolvimento do Povoado Inca em Cusco, que começaram há dois meses graças a um acordo entre a DDC e o Superior Tribunal de Justiça do país sul-americano.

O objetivo dessa iniciativa é definir se a llaqta (povoado, cidade, em quíchua) foi construída de maneira planejada, além de averiguar a estrutura urbana da cidade durante a época inca e os impactos que os períodos colonial e republicano tiveram.

Os segmentos das paredes enterradas revelarão o desenho do Amaru Kancha, enquanto os fragmentos de cerâmica presentes indicarão as ocupações desempenhadas por seus habitantes.

As recentes descobertas confirmam o dinâmico processo urbano de Cusco, segundo o ponto de vista do diretor do projeto, Octavio Fernández.

Tags:

inca | parede | peru