Jornal do Brasil

Ciência e Tec - Internet - Jogos Online

Segurança de dados em empresas online: como preservar informações

Jornal do Brasil MARINA VELOSO

Nos dias atuais, a informação é vista como um dos principais ativos empresariais. As empresas que conseguem aplicar um bom direcionamento dos dados de seus usuários apresentam grande vantagem em relação às demais. Um conjunto de fatores deve ser considerado para que todas as transações tornem-se de fato seguras. 

Macaque in the trees
A segurança de informações deve suscitar com que os dados não sejam alterados por terceiros ou por conta de falhas técnicas (Foto: Pixabay)

Princípios básicos da segurança de dados

Algumas companhias atuam com parte de suas operações através do meio digital. Outras já contam com a integralidade de suas atividades de forma online. Neste segundo grupo de empresas estão aquelas que fornecem atividades de lazer aos seus usuários, bem como filmes e outros tipos de serviços. Para este tipo de corporação é fundamental que algumas regras de segurança sejam cumpridas. Para facilitar esta ação, alguns princípios destacam-se:

•Disponibilidade de informações

Os dados que partem dos usuários, bem como aqueles relativos à própria empresa, devem estar disponíveis de maneira permanente, ou seja, enquanto o cliente assim o desejar ou possuir relevância para a companhia.

•Manutenção da integridade

A segurança de informações deve suscitar com que os dados não sejam alterados por terceiros ou por conta de falhas técnicas de colaboradores. Isso deve ser processado por meio de mecanismos tecnológicos apropriados.

•Confidencialidade 

Um dos mais importantes pontos desse tipo de segurança é justamente impedir que agentes maliciosos consigam ter contato com dados inerentes à empresa. Dessa forma, somente poderá vê-los quem possuir autorização para tal.

A importância da digitalização de documentos

Em um passado relativamente recente, muitas empresas contavam com arquivos de papel. Diversos documentos eram arquivados e demandavam, em alguns casos, de grandes espaços nas corporações. Além disso, corria-se o risco de que algum documento pudesse ser facilmente extraviado ou danificado pela ação do tempo.

Alguns problemas envolvendo documentos arquivados foram eliminados ou diminuídos a partir do desenvolvimento de diversas tecnologias. A criptografia, muito vista em conhecidos aplicativos de mensagens, passou a ser uma realidade, especialmente em empresas de funcionamento digital. Com isso, torna-se muito difícil o acesso de hackers sobre os dados dos usuários e informações diversas inerentes à empresa.

Armazenamento de informações por meio de nuvem

A importância de se manter os dados preservados por parte da empresa divide espaço com uma outra necessidade: o armazenamento de grandes volumes de informação. Se no passado se fazia necessário recorrer a servidores pagos, hoje isso se modificou com a tecnologia cloud ou nuvem, como é mais conhecida no país.

Atenção à preservação de senhas

As senhas são algo de extrema importância nos dias atuais. Somente com o emprego destes códigos pode-se ter acesso a diversos tipos de serviços. Isso ganha dimensão ainda maior em se tratando de empresas cujas operações são pela internet. Uma ação simples, porém eficiente, que pode ser aplicada em qualquer companhia, é o estabelecimento frequente da alteração de senhas por parte dos profissionais.

O imprescindível treinamento das equipes

Ainda que se conte com um potente aparato tecnológico voltado à segurança de dados, é importante que as pessoas atuantes nestes processos recebam orientações acerca deste tema. Isso só é transmitido e absorvido pela equipe quando feito de modo contínuo através de treinamentos próprios.