Voz de Stephen Hawking será transmitida no espaço

Um sinal de rádio com a voz do proeminente físico britânico Stephen Hawking, que morreu em 14 de março, será emitida para o espaço durante o enterro de suas cinzas, que terá lugar nesta sexta-feira (15), informou a edição Cambridge News.

Segundo a filha do cientista, Lucy Hawking, as palavras do físico, acompanhadas por uma peça de música composta para a cerimônia pelo compositor grego Vangelis (conhecido como o autor da banda sonora do filme Blade Runner) transmitem uma mensagem de "paz e esperança".

Lucy sublinhou que o sinal será enviado com a ajuda de uma antena parabólica da Agência Espacial Europeia situada em Cebreros, Espanha, em direção ao buraco negro 1A 0620-00, que se encontra mais próximo da Terra.

As cinzas de Hawking vão ser enterradas na abadia de Westminster, em Londres (Reino Unido) entre os túmulos de Isaac Newton e Charles Darwin. À cerimônia assistirão, entre outros, o ator Benedict Cumberbatch, que desempenhou o papel de Hawking em uma série da BBC, e o astronauta Tim Peake.

O eminente físico Stephen Hawking morreu em 14 de março, em Cambridge. Ele se tornou conhecido não apenas por sua luta contra a doença e pesquisas sobre buracos negros, mas também por teorias curiosas sobre o nascimento e o futuro do universo.

>> Sputnik