ASSINE
search button

Em solenidade, Jorge Fonte Rezende Filho toma posse na Academia Nacional de Medicina

Obstetra proferiu o juramento e se empossou da cadeira de número 67

Compartilhar

Na noite desta terça-feira (1), o obstetra Jorge Fonte Rezende Filho tomou posse como mais novo acadêmico da Academia Nacional de Medicina. Em evento de gala que ocorreu na sede da entidade, Rezende Filho foi empossado como o mais novo ocupante da cadeira de número 67, e entrou para o seleto grupo de imortais das ciências médicas. Especialista em Medicina Fetal, Ginecologia e Obstetrícia, o professor foi eleito, com 48 votos favor e 36 votos contra.

A cerimônia teve início às 20h, na sede da ANM, no Centro do Rio de Janeiro. Após o presidente da Casa, acadêmico Jorge Alberto Costa e Silva, declarar a sessão aberta e convidar os demais membros à compor a mesa diretora, uma comitiva composta por ilustres acadêmicos conduziu o mais novo integrante da centenária Casa para se juntar aos novos nobres colegas e ouvir o hino nacional antes de fazer o juramento.

Após ser apresentado e saudado, Dr. Jorge Fonte Rezende Filho ocupou pela primeira vez como membro da ANM a tribuna para realizar seu discurso. Durante o pronunciamento, o obstetra lembrou de sua passagem pela faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)e seu amor pelos estudos e por ensinar. Agradeceu o apoio dos famíliares e prometeu honrar a oportunidade de ingressar à Casa.

"Ingressei na Faculdade de Medicina da UFRJ em 1984 através de concurso, e, paralelamente, no Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia, onde me iniciei, como Acade?mico-Estagia?rio, da 33a Enfermaria e permaneci ate? o ano de 1987, passando a Interno-Auxiliar. Me graduei me?dico pela UFRJ em 1989, e no mesmo ano fiz o concurso para Residente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, na área de Ginecologia e Obstetrícia", lembrou.

"De tanto amor aos estudos resolvi passar o conhecimento e a paixão adiante e comecei a dar aulas. Me tornei professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Sa?o Paulo (USP). Assumi em 2010 a Cátedra de Obstetrícia da Escola de Pós-graduação Médica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Em 2011, conquistei, por concurso, o cargo de Professor Titular de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Prometo me dedicar à essa casa com todo amor e entusiasmo como me dedico à medicina e às minhas aulas. Gostaria de agradecer o apoio condicional da minha família, e dizer que, sem eles eu não consegueria", disse emocionado.

Filho do saudoso Dr. Jorge Fonte de Rezende, o novo acadêmico herdou de seu pai não apenas o amor pela medicina e pela obstetrícia, mas também o amor pelos estudos e pela vida acadêmica. Seu pai foi titular da cadeira de número 63 durante os anos de 1958 até 2006, quando faleceu.