Casa de Saúde São José inaugura o primeiro centro de endoscopia intra-hospitalar do Rio de Janeiro

"A Casa de Saúde São José se consolida como pioneira na especialidade", diz doutor Glaciomar Machado

A Casa de Saúde São José (CSSJ) abriu, no final de novembro, o primeiro centro de endoscopia intra-hospitalar do Rio de Janeiro. De acordo com o diretor Técnico do hospital, Augusto Neno, o espaço disponibiliza uma estrutura completa para a realização dos exames e está apto a oferecer mais segurança aos pacientes, que podem contar com todos os recursos de um ambiente hospitalar.

Segundo o médico Glaciomar Machado, um dos pioneiros da moderna endoscopia digestiva no Brasil e quem realizou a primeira fibrogastroscopia há 50 anos na Casa de Saúde São José, o espaço conta com cerca de 35 profissionais, entre endoscopistas, anestesistas, instrumentadores, enfermeiros e equipe assistencial.

“O grande diferencial é que esse centro concentra, num só local, tudo o que é necessário para a realização dos procedimentos endoscópicos, garantindo a agilidade no atendimento e a segurança do paciente caso haja alguma intercorrência. Temos três salas de exames, três ambientes para recuperação pós-anestesia (RPA), centro de esterilização, sala de emissão de laudos, posto de enfermagem, dois ambientes para complementação de preparo do cólon para colonoscopia, equipamentos de anestesia e de videoendoscopia de última geração. Com essa iniciativa, a Casa de Saúde São José se consolida como pioneira nessa especialidade”, destaca.

De acordo com Machado, o centro pode realizar todos os procedimentos diagnósticos e terapêuticos em patologias localizadas no esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, cólon, vias biliares e pancreáticas. A expectativa é de que sejam realizados cerca de 400 exames por mês no novo espaço.

Exame de broncoscopia também será realizado

O centro de endoscopia também tem uma sala para a realização de broncoscopias. Segundo o médico Marcelo Kalichsztein, o local oferece mais conforto tanto para os pacientes quanto para os médicos.

"Temos uma estrutura completa de apoio e preparação dos materiais e, com isso, os médicos poderão se dedicar exclusivamente ao procedimento. Além disso, a Casa de Saúde São José será um dos primeiros hospitais a contar com serviço de patologia 24 horas. Faremos biópsia por congelação e o diagnóstico sairá em tempo real”, completa.

Já o médico Gustavo Nobre, que também atua no novo centro de endoscopia, ressalta que o corpo clínico da CSSJ conta com médicos capacitados para a realização de procedimentos de broncoscopia intervencionistas, como por exemplo, a colocação de válvulas endobrônquicas para o tratamento minimamente invasivo do enfisema pulmonar grave.

Sobre a Casa de Saúde São José:

Há mais de 93 anos no mercado da saúde no Rio de Janeiro, a Casa de Saúde São José (CSSJ) se consolidou com um dos mais renomados hospitais do Rio de Janeiro. A instituição ocupa 28 mil metros quadrados de área construída, conta com 205 leitos e cerca de 3 mil médicos cadastrados.

Por mês, são realizadas aproximadamente 20 mil internações e quase 1 mil consultas nos Pronto Atendimentos Cardiológico, Ortopédico e obstétrico. Ao todo, são mais de 240 mil atendimentos por ano e toda a assistência aos clientes é realizada por uma equipe formada por 1,5 mil colaboradores diretos.

A CSSJ possui um corpo clínico composto pelos mais qualificados e experientes médicos do Rio de Janeiro e realiza atendimento em aproximadamente 30 especialidades. Para dar suporte aos procedimentos de alta complexidade, conta com Unidades de Tratamento Intensivo especializadas, como CTI Adulto, CTI Neonatal, Unidade Semi-Intensiva, Unidade Semi-Intensiva pós-operatória, Unidade de Hemodinâmica e Unidade Coronariana. Sua infraestrutura inclui ainda um Centro de Diagnóstico por Imagem.