Estamos a poucos dias da estação mais quente do ano
e quando o assunto é verão nada melhor do que praia, mar, areia, piscina, vento
e sol, muito sol! As pessoas muitas vezes não percebem que os cabelos também
sofrem demais com a ação de todos os agentes. E só vão perceber depois, quando
o estrago já está feito, algo mudou nos fios!
Segundo a dermatologista Marcela Benez, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o vento, o sol e o sal do mar, além do cloro da piscina, isolados ou em conjunto, levam a danos na cutícula dos cabelos, a capinha que protege os fios. “Isso provoca desidratação e acaba criando as temidas pontas duplas e o aquele frizz característico de cabelos ressecados e danificados” diz a especialista, esclarecendo também que os cabelos loiros e descoloridos correm o risco de ficarem esverdeados no verão, dependendo do tratamento que a água recebeu e dos cuidados que as pessoas tomam e deixam de tomar com os fios!
Abaixo, Marcela Benez dá as dicas para evitar esses problemas e cuidar da saúde capilar.
Usar um protetor solar específico para os cabelos. “Há mousses, óleos, leave-ins, shampoos e condicionadores com essa função. É muito interessante aplicar a espuma ou o óleo antes de sair ao sol” comenta a dermatologista.
É fundamental proteger os fios com bonés e chapéus;
Lavar os cabelos com água corrente após os banhos;
"Reaplicar o filtro pós enxague para remover o excesso de sal, cloro e produtos usados no tratamento das piscinas é fundamental para manter os fios sadios” alerta Marcela.
Segundo a especialista, se você tem o cabelo descolorido e não sabe o tratamento que a piscina recebeu, vale muito a pena você molhar os cabelos antes de entrar na água. Isso irá saturar os fios e evitar que a reação ocorra. Assim que sair da água, enxague novamente.
.Os leave-ins, máscaras nutritivas e condicionadores durante as férias também ajudam muito!
Uma hidratação profissional dos cabelos no salão antes e depois das férias é super bem vinda assim como um corte nas pontas para manter a saúde dos fios
Ainda sobre os cabelos descoloridos e com química: o cuidado com eles deve ser redobrado! Tente mantê-los bem hidratados, pois é a porosidade que facilita a reação de esverdeamento.
Caso o cabelo descolorido fique verde, a dermatologista recomenda utilizar leite integral nos fios e procurar um bom profissional. Receitas caseiras com aspirina, suco de limão e vinagre podem até resolver o aspecto esverdeado, mas corre-se o risco de danificar ainda mais os fios.