Dicas para as grávidas não exagerarem nas festas de Final de Ano

Dezembro chegou e junto com ele as comemorações de vários tipos, festa de natal e ano novo, férias, confraternização da empresa... Muita comida e bebida, mas e a dieta, como fica? Mas para as grávidas que precisam manter o peso toda essa fartura pode ser um tormento. 

Manter uma alimentação saudável nessa época é uma missão quase impossível, mas de acordo com o nutricionista Vanessa Gama, da clínica Benesse (RJ) é possível aproveitas as comemorações sem deixar de lado a dieta: “As grávidas devem investir no consumo das frutas e as oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes) que também compõe a ceia e ajudam a dar saciedade. Evitar as frituras, ao invés da rabanada frita a melhor opção é a assada. Prefira o peru ao pernil que é menos calórico. Troque o arroz comum pelo integral. A melhor opção para a sobremesa são as frutas”. 

A personal gestante Roberta Gabriel, da Academia da Gestante, ensina que para manter o foco na atividade física, mesmo durante esse período, o ideal é optar por exercícios que queimem mais calorias: “Antes de ir para a ceia faça uma longa caminhada. Opções como natação e hidroginástica também podem ajudar a queimar as calorias que vão chegar. No dia seguinte, se sentir muito cansada você pode optar por um alongamento ou exercícios na bola de pilates”. 

Inchou? A esteticista Tatiana Galhanone, da Clínica Benesse, sugere a drenagem linfática como opção para retenção de líquidos: “Uma massagem que elimina o inchaço, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. Ela consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo elimina mais rápido líquidos e toxinas. As drenagens feitas por profissionais especializados são as mais eficientes, mas você também pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefícios”, explica.