Três motivos para integrar a Certificação Digital nos processos de saúde

Os sistemas de gestão de saúde integrados à Certificação Digital ganham cada vez mais espaço em hospitais, clínicas e laboratórios por conta dos inúmeros benefícios proporcionados, tais como segurança, melhora da eficiência operacional, sustentabilidade e redução de custos. 

1. Segurança nos processos para todos os envolvidos

Ao integrar a Certificação Digital em um sistema de gestão de saúde toda a documentação passa a ser digital, o que elimina o risco de erro na interpretação da grafia e extravios e facilita a auditoria dos processos, entre outras vantagens. Ou seja: é bom para a empresa que provê o atendimento, para o profissional de saúde e, claro, para o paciente. 

2. Melhora da eficiência operacional

O Hospital Regional de Cotia (HRC) e o Hospital Geral de Itapecerica da Serra (HGIS) são exemplos que utilizam a Certificação. "O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos dos hospitais. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel", diz Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do SECONCI-SP, que administra os referidos hospitais.  

Em ambos os hospitais, os profissionais assinam digitalmente todos os processos médicos, como receitas, atestados, prontuários, autorização para exames, internações, entre outros documentos, por meio do Certificado Digital.  

3. Sustentabilidade e redução de custos 

Se a documentação é digital e os processos se tornam mais ágeis, o consumo do papel diminui, assim como os custos.  

Como integrar a Certificação Digital 

De acordo com Maurício Balassiano, diretor de tecnologia e produtos da Certisign, a Certificação Digital pode ser integrada em sistemas novos ou legados. "A Certisign oferece um hub que pode integrar a Certificação Digital e outros serviços nas plataformas de gestão hospitalar, como a biometria. O diferencial é que a nossa solução  permite o uso do Certificado Digital nas suas mais variadas formas: na mídia criptográfica, HSM, Vault e  dispositivos móveis, por meio do mobileID", explica.

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais