Confira dicas para a prova do ITA, um dos vestibulares mais concorridos do País

Concurso que acontece entre os dias 13 e 16 de dezembro oferecerá 110 vagas

Entre os dias 13 e 16 de dezembro ocorre a prova do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com apenas 110 vagas, é conhecido por ser um dos mais difíceis e concorridos vestibulares de Engenharia do País.

Segundo Thiago Costa, coordenador pedagógico da Turma ITA do Curso Poliedro, o vestibular é bastante peculiar. “Não há modelo similar a essa seleção de candidatos no Brasil. Trata-se de um concurso com altíssimo grau de exigência, realizado em fase única e duração de quatro dias, com provas das disciplinas Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Língua Inglesa”, explica.

Para auxiliar os candidatos a se prepararem para a prova e alcançarem a tão sonhada vaga, Costa elaborou uma seleção de dicas. Confira:

1 – Praticar e exercitar

De acordo com Thiago Costa, o vestibular do ITA é famoso pela dificuldade de suas questões, algumas inclusive cobrando conteúdos que vão além do que é ensinado normalmente no Ensino Médio. Por isso, é necessário estudar especificamente para prestar ITA. “Pode-se dizer que um bom aluno que completou o Ensino Médio, sem uma preparação específica, teria condições de fazer 50 a 60% da prova”, aponta.

Neste contexto, o treino e a prática, sem dúvida, aumentam significativamente as chances dos candidatos conseguirem a vaga. ‘’Fazer muitos exercícios e buscar simulados de alto nível, que realmente exijam tanto quanto a seleção do ITA, são ações que precisam fazer parte do planejamento do candidato”, diz Costa.

2 - Aprender com as provas de outros anos

Resolver, no mínimo, as questões e exercícios das provas dos últimos cinco anos do vestibular do ITA pode ser uma ação eficaz para conhecer o modelo da prova e treinar o tempo em que conseguirá realizá-la, segundo o coordenador do Poliedro. Os candidatos podem encontrar essas provas e suas resoluções no site https://poliedroresolve.sistemapoliedro.com.br/#/ . 

3 – Saber organizar os estudos e matérias

Muitos candidatos focam os estudos nas matérias que têm maior facilidade, deixando de lado outras disciplinas tão importantes quanto essas para o resultado da prova. Normalmente os alunos que prestam ITA deixam um pouco de lado a preparação de matérias como Português e Redação, por exemplo, o que pode comprometer a aprovação. Neste sentido, segundo o coordenador do Poliedro, o segredo é ‘’saber equilibrar bem os estudos para apresentar um bom desempenho em todas as disciplinas’’.

Sobre o ITA

Localizado em São José dos Campos (SP), o ITA é considerado uma das mais renomadas universidades do país, sendo referência nas seis especialidades que disponibilizam vagas – eletrônica, civil-aeronáutica, computação, aeronáutica, mecânica-aeronaútica e aeroespacial.

Para ingressar no Instituto, é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio ou esteja no último ano do colegial e tenha, no máximo, 23 anos de idade no ano do vestibular. 

Para não ser desclassificado no vestibular, a nota mínima é de 40 pontos por matéria e 50 pontos de média geral, em uma escala de 0 a 100. Além disso, o candidato não pode zerar a redação e precisa acertar, no mínimo, 8 questões em 20 possíveis na prova de Inglês.

O vestibular é extenso e exige foco dos candidatos. As provas acontecerão nos dias 13, 14, 15 e 16 de dezembro deste ano. A cada dia ocorre uma prova específica das matérias Física, Português/Inglês, Matemática e Química.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais