Simpósio de cardiologia reúne especialistas nos hospitais Pró-Cardíaco e TotalCor

Em parceria com a Cleveland Clinic, evento discutirá casos clínicos e avanços na área cardiovascular

Os hospitais Pró-Cardíaco (Rio de Janeiro) e TotalCor (São Paulo), em parceria com a Cleveland Clinic – uma das mais conceituadas instituições médicas dos Estados Unidos, destinadas ao tratamento de doenças cardiovasculares –, reunirão, nos próximos dias 6 e 7 de outubro, respectivamente, renomados especialistas no Simpósio Internacional de Cardiologia. Embora os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontem um aumento relevante na expectativa de vida no país (atualmente, em 75,2 anos), 70% dos óbitos registrados ainda estão relacionados ao infarto, ao derrame e à insuficiência cardíaca, entre outros motivos. No Brasil, a cada ano, mais de 300 mil pessoas morrem por esses males, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O simpósio – que está em sua sétima edição, em São Paulo, e na quinta, no Rio de Janeiro – abordará as principais novidades da área de cardiologia e apresentará casos clínicos para ilustrar e estimular a troca de experiências entre médicos brasileiros e estrangeiros. Especialistas da Cleveland Clinic, como Stephanie L. Mick, Mehdi H. Shishehbor e Wael A. Jaber, apresentarão temas como as técnicas atuais de implante de válvula aórtica – assim como as complicações do pós-implante – e a síndrome coronariana aguda.

“Em um cenário no qual as doenças do coração continuam liderando os rankings de mortalidade em todo o mundo, esse tipo de encontro é fundamental para estimular cada vez mais as discussões sobre novos tratamentos e práticas que assegurem uma melhor assistência aos pacientes”, avalia Valter Furlan, diretor do Hospital TotalCor. “Nossa parceria com a Cleveland Clinic traz aprendizado, inovação e a oportunidade de aplicarmos esses conceitos no cuidado com os nossos pacientes”, enfatiza.

Marcus Vinícius Martins, diretor do Hospital Pró-Cardíaco, instituição-referência em cardiologia de alta complexidade no país, ressalta a importância da apresentação de casos clínicos, o que exemplifica a eficácia de novas técnicas e os benefícios diretos para os pacientes. “As palestras abordam questões teóricas, que são ilustradas com os procedimentos adotados tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, observa.

Serviço:

V Simpósio Internacional de Cardiologia – Rio de Janeiro

Data: 6/10/2016 – quinta-feira

Horário: das 8h às 18h

Local: Hotel Windsor Atlântica – Av. Atlântica, 1.020 – Copacabana – Rio de Janeiro

VII Simpósio Internacional de Cardiologia – São Paulo

Data: 7/10/2016 – sexta-feira

Horário: das 8h às 17h40

Local: Hotel Tivoli Mofarrej – Alameda Santos, 1.437 – Cerqueira Cesar – São Paulo 

::: Informações e inscrições em www.simposiodecardiologia.com.br.