Obesidade infantil é destaque em congresso de cirurgia bariátrica no Rio 

No Brasil mais de 3 milhões de jovens entre 13 e 17 anos estão com excesso de peso

A Pense (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar), divulgada recentemente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revelou que 23,7% dos adolescentes entre 13 e 17 anos de idade, no Brasil, estão com excesso de peso, o que representa cerca de 3,1 milhões de jovens. Desse total, 1 milhão são obesos, sendo 8,3% do sexo masculino e 7,3% do sexo feminino.

O estudo foi realizado em 2015 com 16.608 alunos de 13 a 17 anos do 5º ano fundamental até o 3º ano do ensino médio, de um total de 13,2 milhões de estudantes nessa faixa etária em todo País. Além de responderem a uma série de perguntas, os alunos foram medidos e pesados pelos técnicos do IBGE.

 “São números preocupantes não só no Brasil, mas em todo mundo. Se nada for feito, os jovens que estão hoje na faixa do sobre peso provavelmente estarão obesos num futuro não muito distante”, salienta Dr. Josemberg Campos, presidente da SBCBM.

Foi feito também um levantamento apenas com os alunos do 9º ano fundamental. Os questionários aplicados mostraram que a maior parte dos jovens está contente com o próprio corpo, porém, as meninas revelaram maior preocupação e insatisfação com a aparência e 21,8% responderam que se acham gordas ou muito gordas.

Este é o panorama que norteará as discussões e apresentações do Simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica que acontecerá durante o Congresso Mundial da IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders) e abordará a cirurgia bariátrica/metabólica em adolescentes.

Entre os assuntos abordados estão: “Cirurgia Bariátrica/Metabólica em adolescentes – por que, quando e como? Dissecando o problema”; “Quão jovem é jovem demais?”; “Que procedimento?”; “Padrões éticos e legais da cirurgia bariátrica em adolescentes”; “Impacto psicológico”; “Há lugar para as bandas?” e “Declaração da SBCBM sobre cirurgia bariátrica em adolescentes”.

“No país dos Jogos Olímpicos continuamos a bater recordes no número de jovens obesos.  Os números exorbitantemente crescentes da obesidade infantil demonstram que os hábitos de vida, tanto alimentares quanto relacionados à prática de atividade física pioram a cada ano, além da absoluta ausência de um tratamento clínico eficaz”, comenta o Dr. Marcos Leão Vilas Boas, membro da diretoria atual e autor de estudos sobre obesidade infantil.

O congresso mundial da IFSO (International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders) acontecerá no Windsor Barra Hotel, na Barra da Tijuca, entre os dias 28 de setembro e 1° de outubro. O simpósio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica será no dia 30 de setembro, entre 16h30 e 18hs. Esta é a segunda vez que o País recebe o evento. A primeira foi em 2002 na cidade de São Paulo.

Serviço:

Evento: Simpósio da SBCBM na IFSO 2016 

Local: Windsor Barra Hotel, Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

Data: 30 de setembro

Horário: das 16h30 às 18h