Sociedade médica faz campanha de prevenção da pneumonia  no Rio de Janeiro

A iniciativa vai promover ações presenciais em outros seis estados e no Distrito Federal

Em meio a um cenário de surtos de gripe provocados pelo vírus H1N1 e com a chegada das estações mais frias do ano, a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) promove no Rio de Janeiro a campanha “Pneumonia pneumocócica tem vacina”, para conscientizar a população sobre os perigos dessa enfermidade e a necessidade da prevenção. A iniciativa tem apoio da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Pfizer. 

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), profissionais de saúde estarão no shopping Barra Garden para distribuir materiais informativos sobre a pneumonia e suas formas de prevenção, além de esclarecer dúvidas sobre a doença.  O shopping fica na Avenida das Américas, 3255, Barra da Tijuca.

           “Nosso objetivo é sensibilizar a população a respeito da gravidade do problema, principalmente para a população a partir dos 50 anos de idade, um segmento que vem aumentando no País e que está entre os públicos mais suscetíveis à pneumonia”, explica o pneumologista Fernando Luiz Cavalcanti Lundgren, presidente eleito da SBPT para o biênio 2017-2018.  De fato, a porcentagem de pessoas nessa faixa etária quase dobrou nas últimas décadas, passando de 12% da população brasileira, em 1980, para 20% em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A ação presencial realizada no Rio de Janeiro se repetirá em outras oito cidades: São Paulo, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, Porto Alegre, Curitiba e Campinas. No portal www.pneumoniatemvacina.com.br, a população poderá obter mais informações a respeito da doença por meio do portal que reúne dados sobre sintomas, fatores de risco, diagnóstico, tratamento, formas de prevenção e os locais de vacinação. 

Além disso, o público poderá acompanhar a programação em cada uma das cidades por meio da fanpage www.facebook.com/pneumoniatemvacina.