Novas técnicas garantem tratamento eficaz para alopecia

Queda dos fios é uma queixa frequente de homens e mulheres

A Clínica TheSkin (Grupo Paula Bellotti), especializada em Dermatologia e procedimentos a laser e localizada no Barra Prime, acaba de inaugurar um ‘Centro de Tratamento Capilar’, com as mais avançadas tecnologias e protocolos para atender pacientes com queixas referentes à saúde dos fios e couro cabeludo. Segundo a Dra. Luciana Hitomi, médica-responsável pela TheSkin, a clínica agora está completa, uma vez que já oferecia uma gama grande de tratamentos e equipamentos voltados para face e corpo e agora se encontra totalmente apta também a cuidar dos cabelos.

A alopecia (queda dos fios) é uma queixa frequente no consultório, tanto em homens quanto em mulheres. De acordo com a Dra. Julia Faria, que comanda o novo ‘Centro de Tratamento Capilar’, "existem diversos fatores que levam à queda dos fios, como estresse, má alimentação, alterações hormonais, uso de determinados medicamentos e excesso de química nos cabelos, como alisamentos, tinturas e descolorações frequentes. Por isso, a avaliação pelo médico é fundamental, começando pelo exame clínico. Através do histórico do paciente e dos resultados de exames específicos, como o tricograma ou a dermatoscopia do couro cabeludo, o dermatologista é capaz de identificar a causa do problema e optar pela melhor conduta terapêutica, caso a caso", explica a especialista.

Segunda a médica, esta abordagem precoce é fundamental, pois evitará o afinamento e atrofia do folículo piloso, o que pode levar à perda definitiva dos fios. O dermatologista pode utilizar a técnica do microagulhamento, o laser Fraxel Dual ou o Clear & Brilliant. Já disponíveis na Clínica TheSkin, todos agem aumentando a permeabilidade da pele do couro cabeludo para melhor penetração dos ativos. 

As medicações utilizadas no procedimento agem estimulando a microcirculação da pele, liberando fatores de crescimento nos folículos e inibindo a enzima que converte a testosterona em sua forma ativa no pelo, evitando desta maneira a atrofia do folículo. Para se alcançar isso, o dermatologista pode utilizar a técnica do microagulhamento ou o Fraxel Dual, um laser de Erbium. 

O número de sessões será determinado pelo médico de forma individualizada para cada paciente.