ASSINE
search button

Startup promete combate à depressão

Compartilhar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Associação de Psiquiatria Americana (APA) estimam que aproximadamente 350 milhões de pessoas em todo o mundo tenham depressão, o que representa cerca de 5% da população. No entanto, em pessoas que já tenham um ou mais problemas de saúde a depressão pode chegar até 47%.

Ainda segundo a OMS, em 2020, a depressão nervosa passará a ser a segunda causa de mortes mundiais por doença. Pessoas deprimidas têm maior probabilidade de desenvolver doenças e a taxa de suicídio entre depressivos é 30 vezes maior do que a média da população em geral.

Os sintomas mais comuns da depressão são: tristeza profunda contínua, sensação de dor, culpa, amargura, falta de esperança, baixa autoestima, redução do sentimento de prazer, falta de concentração, fadiga, alterações do sono e do apetite, isolamento social, entre vários outros.

Infelizmente ainda se associa depressão com um estado de humor, e, portanto, algo passageiro e que desaparece sozinho. Essa crença e alguns preconceitos em relação a algumas formas de tratamento, como terapias, faz com que as pessoas não encarem a depressão com o rigor devido e não procurem ajuda.

Além disso, pessoas depressivas sentem-se mergulhadas em uma dor profunda e incessante, e que por este motivo têm muita dificuldade de adotar comportamentos e hábitos positivos, como sair de casa, procurar apoio e fortalecer os laços de amizade e carinho.


A NeoA (Novos Anônimos) é uma rede social de troca de experiências gratuita que pretende unir pessoas em torno de questões comuns que afetam diretamente a qualidade de vida.

A inspiração para criar a startup veio da observação de grupos de mútuo ajuda já existentes como Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Comedores Compulsivos, entre outros.

Unindo tecnologia de ponta ao apoio mútuo a NeoA promete oferecer estrutura e ferramentas que garantirão a todos os usuários não só a melhor experiência em navegação, mas também melhora significativa dos sofrimentos e dificuldades vividos por seus usuários, amigos e familiares.

A NeoA utiliza o que existe de mais avançado na tecnologia de criptografia de dados, segurança de informação, algoritmo sofisticado e otimizado para assegurar privacidade e completo anonimato. Além disso, a startup conta com o apoio de uma das melhores empresas de desenvolvimento de tecnologia russa e vem trabalhando a anos em uma metodologia especial.

Inicialmente a NeoA será composta por 16 clubes, cada um deles terá três características:

- Aberto, com número ilimitado de participantes que funcionarão como um portal de conteúdo para toda pessoa interessada em buscar informações, nesse clube eles também podem postar, curtir, comentar e compartilhar informações públicas.

- Fechado, com número limitado de participantes. A ideia aqui é proporcionar o fortalecimento das relações e a construção de uma união sólida e duradoura com os membros do clube por tempo indeterminado. Todo o conteúdo vai ser privado, disponível apenas para seus participantes.

- Familiares e amigos. Com as mesmas características do clube fechado, mas direcionado exclusivamente para familiares e amigos de indivíduos ligados aquele tema

Os clubes proporcionarão algumas ferramentas como:

Gerenciador de metas - O usuário poderá criar metas individuais, para amigos ou até mesmo para todo clube.

Biblioteca - Um recurso que tem a finalidade de compartilhar e armazenar qualquer tipo de arquivo, como artigos, livros, depoimentos, entre outros.

NeoWiki - Espaço projetado para os usuários criarem informações e conhecimento, fazer registros de fatos importante e relevantes ao clube, entre outros.

Entre os 16 clubes, a NeoA oferecerá o clube Depressivos NeoA que reunirá pessoas depressivas e oferecerá, além das ferramentas tecnológicas, apoio, empatia e companhia ao alcance das mãos, sem precisar sair de casa ou se expor. Através do contato com pessoas que estão passando, já superaram ou estão superando as mesmas dificuldades o depressivo se sentirá mais motivado para conseguir superar a depressão. Além disso, a NeoA compreende que o impacto causado pela depressão não está apenas sob o depressivo, mas também sob as pessoas que mais importam para ele: familiares, pares e amigos. Por este motivo, a startup disponibilizará um clube para quem convive com estas pessoas, para que compreendam o ambiente de dificuldade que estão envolvidas e consigam lidar melhor consigo e com o outro.

Como fazer parte.

A NeoA lançou dia 16 de dezembro de 2015, uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo). O objetivo da startup é arrecadar recursos para aumentar a equipe e conseguir fechar o cronograma para o lançamento oficial no início de 2016.

A campanha está disponível no site da Kickante, no endereço https://goo.gl/5hcJp2, e ficará disponível até 15 de fevereiro. Entre as recompensas para quem quiser fazer parte estão: participar da versão beta da rede e tornar-se membro fundador honorário da startup.

Mais informações sobre os próximos passos podem ser acompanhados pela fanpage: httpss://www.facebook.com/NeoABrasil/.