'WSJ': Montadoras ficam atrás na corrida de aplicativos para carro

 Sistemas controlam as telas do painel do carro, fornecem informação e entretenimento

Matéria publicada nesta quinta-feira (17), no The Wall Street Journal, analisa que depois de vários anos investindo na criação de software próprio para conectar aplicativos móveis a seus carros, a Hyundai Motor Co. está jogando a toalha, tornando-se a primeira grande montadora a adotar software de suas potenciais rivais Apple Inc. e Google, da Alphabet Inc. Ela pode estar abrindo caminho para outras, dizem motoristas e pesquisadores da indústria. Novos compradores de automóveis mostram interesse em veículos que já vêm com o CarPlay, da Apple, e o Android Auto, da Alphabet. Esses sistemas controlam as telas do painel do carro que hoje fornecem informação e entretenimento aos motoristas — e talvez virem fontes de receitas com compras no futuro.

A reportagem conta que o CarPlay e o Android Auto só começaram a ser instalados pelas montadoras recentemente, mas eles podem estar em 80% dos carros novos vendidos em 2022, prevê a firma de pesquisas IHS. O autotrader.com, um site especializado no setor, informa que 44% dos clientes que consultou nos Estados Unidos pagariam US$ 1.499 a mais para obter um carro com Android Auto ou CarPlay. Tyler Theilken, um americano de 24 anos, instalou recentemente o CarPlay, da Apple, em seu jipe Wrangler usando um sistema da Alpine Electronics Inc. que comprou no mercado. A Fiat Chrysler Automobiles NV, dona da marca Jeep, oferece seu próprio sistema rival, o “UConnect”, e Theilken já havia usado o Sync, da Ford Motor Co.

As montadoras hesitam em desistir dos links e sistemas de entretenimento de seus veículos, com a esperança de transformar a tecnologia dos painéis em uma razão para o consumidor escolher seu veículo na hora da compra e, potencialmente, gerar receita com a venda de informações e conectividade móvel.

Como resultado, vários fabricantes de automóveis continuam investindo muito dinheiro desenvolvendo seus próprios sistemas, ainda que, ao mesmo tempo, também ofereçam cada vez mais links para os sistemas da Apple ou do Google. A General Motors Co. e a Honda Motor Co., por exemplo, começaram recentemente a instalar o CarPlay como uma opção nos veículos novos, e ambas afirmam que o software está sendo bem recebido. O Android Auto estará disponível em breve nos seus modelos mais novos.