Rede de Ensino do Nordeste adota programa de ensino bilíngue

Programa de ensino bilíngue atende alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental

A Rede de Ensino Damas, um dos colégios católicos mais tradicionais do País, utilizará a partir de 2016 o International School Bilingual Program, um programa que utiliza em seu material didático os kits da LEGO® Education no auxílio do aprendizado bilíngue. Cerca de 3 mil alunos utilizarão a plataforma.

O método será empregado nas unidades escolares de Recife (PE), Campina Grande (PB), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), e vai beneficiar os estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental nos anos finais.

“Estamos alargando o nosso olhar e levando o nosso aluno a explorar o mundo de maneira mais ampla e global. Estamos aqui, porém enxergando o movimento dos grandes centros de educação internacionais e, por isso, queremos oferecer o que há de melhor aos nossos estudantes”, destaca a irmã Alcilene Fernandes, diretora do colégio.

O colégio Dama, no Recife, iniciará o próximo ano aplicando o programa bilíngue nas salas de aula da Educação Infantil ao Fundamental nos anos finais, atendendo cerca de 1.800 estudantes. Já o Colégio Santa Cecília, de Fortaleza, com aproximadamente 400 alunos no programa bilíngue, implantará em 2016 o projeto no Ensino Infantil e, em 2017, nas turmas do Ensino Fundamental. Os colégios Madalena Sofia, de Maceió, com 500 alunos no programa, e o Colégio Imaculada Conceição, em Campina Grande, com aproximadamente 150 alunos iniciam as atividades em 2016 para os estudantes dos Ensinos Infantil e Fundamental nos anos iniciais.

De acordo com Rone Costa, diretora geral da International School, o programa não causará sobrecarga aos alunos, pois a escola ensinará por meio das línguas. “A interdisciplinaridade é o grande diferencial para o sucesso do programa. Disciplinas como matemática, ciências, geografia e robótica irão dialogar com o ensino da língua inglesa”, ressaltou.

O programa levou em conta referências práticas e pedagógicas análogas a métodos de ensino bilíngue avançado e bem-sucedido, utilizados por instituições educacionais europeias. Com o método, a criança é submetida a uma imersão na língua inglesa e passa a aprender as disciplinas que compõem o programa curricular em inglês, com a possibilidade de participar de exames para certificação internacional.