App substitui agenda escolar e facilita contato entre pais, alunos e colégio

Um novo aplicativo promete descomplicar a vida de quem tem filhos em idade escolar, agilizando e centralizando a comunicação entre os pais e a instituição de ensino. O Connect Escolas substitui a agenda de papel: com ele, os recados chegam direto ao celular dos responsáveis e, em caso de dúvidas, é possível trocar mensagens com a escola em tempo real, como no WhatsApp; tudo sem custo para os pais.

Desenvolvido pela Wetok, empresa especializada em criação de softwares, o app possui versões voltadas para pais, professores, gestores de escola e alunos, cada uma com funcionalidades específicas. Assim, os estudantes podem utilizar a ferramenta para conferir sua agenda e lembrar as datas das provas, enquanto os responsáveis têm acesso a informações sobre o desempenho dos filhos, seja com relação à grade tradicional ou a atividades extracurriculares.

Professores e secretaria podem inserir informações sobre a escola e alunos. “Quando a criança está na aula de artes, por exemplo, o educador pode tirar uma foto e enviar para os pais pelo aplicativo”, explica Sidney Contardi, sócio-fundador da WeTok ao lado de Cesar Ronchese.

A plataforma também permite o compartilhamento de outros conteúdos, como enquetes e vídeos. “A escola pode disponibilizar material audiovisual para os alunos estudarem e fazer pesquisas rápidas entre os pais”, afirma Contardi. É possível, ainda, que a instituição insira atualizações sobre seus eventos para que todos fiquem sabendo.

Os criadores consideram essencial a boa comunicação entre escola e pais. “O colégio divulga melhor seus serviços e estreita a relação com os responsáveis, enquanto os pais passam a ter acesso a todas as informações escolares sobre os filhos de forma simples e a qualquer momento”, diz o sócio-fundador.

Para utilizar o Connect Escolas, a instituição de ensino paga uma mensalidade conforme o número de alunos. Os pais fazem download e passam por um processo de registro e autorização para terem acesso às informações sobre os filhos. Da mesma forma, o estudante, depois de baixar e se identificar, pode usar a ferramenta à vontade. “Por questão de segurança, somente as pessoas que a escola reconhecer e autorizar podem usar o app”, ressalta Contardi.

Lançado há dois meses, o app está disponível para Android e iOS.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais