O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) entra na luta de conscientização e prevenção do câncer de mama e vai aderir nos dias 5, 6 e 7 deste mês ao movimento mundial conhecido como Outubro Rosa. Pesquisas recentes revelam que o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo e no Brasil e as taxas de mortalidade pela doença ainda continuam elevadas por ser diagnosticada em estágio avançado.
No evento, diversos profissionais de saúde da unidade e voluntários da Associação Brasileira de Apoio aos Pacientes com Câncer (Abrapac), da Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia (AAMN) e da Liga de Ginecologia estarão dando orientações sobre a promoção da saúde da mulher e prevenção de câncer de mama e o de colo de útero no período de 8h às 16h durante os três dias na portaria principal da unidade e no setor de triagem.
No dia 6, o diretor-geral do HUCFF, Eduardo Jorge Bastos Côrtes, fará a abertura da palestra "HU de Peito Aberto", que será realizada no Auditório Halley Pacheco, situado no 8º andar do HU. E no dia 7, aproximadamente 100 alunos voluntários da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) vão proporcionar o Momento da Beleza que inclui o serviço de manicure, corte de cabelo e maquiagem até às 16h. O evento será aberto ao público e os interessados poderão comparecer de rosa.
Sobre o Câncer de mama
O câncer de mama é causado pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno e apresenta sintomas como a secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, palpáveis na axila e no pescoço, além de alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Segundo o Ministério da Saúde, as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia.