Solução Stone Age viabiliza estudo com 100 milhões de registros do mercado de trabalho

Uma solução tecnológica desenvolvida pela carioca Stone Age permitiu que o site Trabalho Hoje realizasse um estudo com 100 milhões de registros do Ministério do Trabalho. A ferramenta Stone Age Analytics, voltada para análises de altos volumes de Big Data e capaz de efetuar apurações estatísticas e de tendências de mercado em apenas alguns minutos, viabilizou um levantamento sobre os 20 setores que mais contrataram e os 20 que mais demitiram em 2015.

Segundo Adymar Araújo, representante do site do Trabalho Hoje, a partir de um cruzamento de dados com base no PIS dos trabalhadores foi possível fazer um estudo de segmentação profissional dos últimos quatro anos. "Conseguimos monitorar o vínculo desse profissional, saber em quais empresas ele trabalhou e a sua evolução no mercado de trabalho. Com isso, percebemos que a crise está reduzindo as oportunidades de emprego com melhores salários e cargos intermediários de chefia", afirma Adymar.

De acordo com as planilhas geradas pela ferramenta Stone Age Analytics com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, atualmente cerca de 1 milhão de pessoas entram e saem do mercado de trabalho e entre as atividades que mais contrataram estão operadores de telemarketing, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

"Com todos esses dados reunidos na ferramenta, é possível entender as tendências atuais do mercado de trabalho em poucas horas. Conseguimos, também, perceber quais serão as áreas mais promissoras e quais estão entrando em crise", finaliza Araújo.