Inscrições abertas para cursos de especialização no setor energético

O Brasil passa por uma crise energética que motivará intensas alterações na indústria nacional. Essas mudanças exigem que os gestores se atualizem sobre as mais recentes tecnologias relacionadas à produção de energia no mundo. Sabendo disso, o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), que tem como entidade mantenedora o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP), oferecerá dois cursos voltados à capacitação desses gestores.

Um deles prioriza o melhor uso dos recursos energéticos a partir de sua utilização mais eficiente e econômica. O outro propõe capacitar os profissionais brasileiros em relação a diferentes formas de produção de energia, especialmente a heliotérmica, pouco difundida no Brasil. Ambos os cursos se iniciam em agosto e são frutos de parceria do Isitec com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha.

Graças às localidades com altíssima radiação solar, o território brasileiro tem condições extremamente favoráveis para o uso da tecnologia heliotérmica. No país, no entanto, um único projeto piloto foi implementado em Pernambuco. Entre os benefícios da heliotérmica, estão a sustentabilidade e o grande potencial produtivo. Tendo em vista as grandes possibilidades, o Isitec promove o curso de especialização a fim de disseminar os conhecimentos sobre essa tecnologia e capacitar profissionais para desenvolverem projetos na área.

A primeira parte do curso ocorre de 22 de agosto a 19 de dezembro e será ministrada por conceituados professores brasileiros. A segunda será conduzida por um especialista alemão e ocorre entre 15 e 19 de fevereiro de 2016, com aulas em inglês, sem tradução simultânea. Ao final do curso, os dois melhores alunos serão selecionados para participar de um estágio na Alemanha – um treinamento de altíssimo nível com as despesas pagas.

A expertise alemã no setor de energia é reconhecida mundialmente e por isso o país europeu também é parceiro do Isitec na capacitação sobre eficiência energética. O curso “European Energy Manager: Pós-graduação em Gestão de Energia” tem como base um programa europeu experimentado em diversos países, e os alunos poderão utilizar casos reais para exercício prático do conteúdo teórico aprendido. Ao final, os alunos recebem certificado reconhecido pela União Europeia.

“Garantir o fornecimento energético a longo prazo é um grande desafio, sobretudo no Brasil. Fazer o uso racional da energia é um aspecto fundamental para garantir a sustentabilidade da sociedade brasileira”, ressalta o professor do Isitec, Marcio Takata. Para tanto, o Brasil precisa de profissionais capacitados para fazer a gestão energética adequada de suas indústrias, evitar a necessidade de inaugurar outras usinas e alargar impactos ambientais no país – são esses especialistas que o curso sobre eficiência energética pretende formar. A especialização se inicia no dia 14 de agosto e terá certificado reconhecido pela União Europeia.

Serviço

Curso de especialização em energia heliotérmica

1ª etapa: de 22/08 a 19/12/2015

2ª etapa: de 15 a 19/02 de 2016

Carga total de 75 horas

Mais informações em https://www.isitec.org.br/page/320-fique-por-dentro-european-energy-managerpos-graduacao-em-gestao-de-energia/Mi0y

European Energy Manager: Pós-graduação em Gestão de Energia

Início do curso: 14/08/2015

Carga total de 360 horas

Mais informações e inscrições: https://www.isitec.org.br/page/359-fique-por-dentro-energia-heliotermica-e-tema-de-curso-no-isitec/Mi0y