Coppe reúne especialistas em medicamentos biológicos

O Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ promove, de 27 a 31 de julho, o Sixth International School on Production of Biologicals in Animal Cell Cultures (VI Seminário Internacional sobre Produção de Biofármacos em Cultivos de Células Animais). O evento internacional, que chega a sua sexta edição, reunirá no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2, na Cidade Universitária, palestrantes renomados de universidades e da indústria de 13 países. 

O encontro discutirá aspectos técnicos e regulatórios referentes à produção de medicamentos biológicos, desde a obtenção da célula produtora e do banco celular até questões regulatórias referentes ao registro, passando pelas tecnologias de cultivo celular em biorreatores, purificação, caracterização e formulação dos produtos. 

Serão realizadas sessões de estudo de caso e, em algumas palestras, será dada uma visão geral também sobre outros produtos biológicos para a saúde, como vacinas, terapias celulares e terapias gênicas. No último dia, uma mesa-redonda reunirá diretores das principais empresas biofarmacêuticas brasileiras, públicas e privadas. 

Trata-se de uma oportunidade única de formação nessa área de crescente importância na indústria farmacêutica. Em 2012, os produtos biofarmacêuticos já representavam 40% dos ensaios clínicos em andamento no mundo. Em 2014, as vendas do setor biofarmacêutico ultrapassaram a marca de USD 160 bilhões e superaram a marca de 20% das vendas da indústria farmacêutica mundial.