Empresas estão cada vez mais preocupadas com o meio ambiente

Incentivo a práticas saudáveis entre clientes e funcionários são algumas das iniciativas adotadas

Reduzir os impactos no meio ambiente. Esta é uma preocupação cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. E empresas de diferentes setores têm buscado adaptar-se a esta nova realidade, seja adotando ações na redução de custos e de desperdícios de recursos naturais no setor ou incentivando práticas saudáveis entre seus clientes e funcionários.

A Fmac Engenharia, que fica na Barra da Tijuca, por exemplo, é adepta dos horários flexíveis para que os funcionários evitem o horário do rush. Além dos empregados, a construtora também incentiva seus clientes. Três dos seus empreendimentos lançados recentemente - dois localizados em Botafogo, na Zona Sul do Rio, e um em Jacarepaguá, na Zona Oeste - estão sendo construídos para oferecer um sistema gratuito de bicicletas personalizadas para os moradores.

"Nosso objetivo é incentivar a vida saudável, e com qualidade, dos futuros moradores. Para isso, estamos montando um bicicletário em cada um desses empreendimentos em que o morador terá acesso às bicicletas a qualquer hora do dia. O sistema foi inspirado no projeto Bike Rio, que já funciona há alguns anos nas ruas da cidade", explica Rodolfo Machado, sócio-diretor da Fmac. 

a empresa Stone Age, pioneira no segmento de tecnologia de ponta no país, adotou diversas medidas ligadas à mobilidade urbana. Localizada em um prédio de três andares, na Barra da Tijuca, a empresa fez uma séria de adaptações estruturais no projeto arquitetônico para atender às necessidades da vida moderna. 

Durante a obra da sede, foi projetado um vestiário para os funcionários e um estacionamento ideal para carros e bicicletas. Além disso, a empresa incentiva e ajuda a comunicação entre os funcionários novos e os antigos, a fim de promover a carona solidária. Outra medida adotada pelos gestores foi entender as demandas de cada setor da empresa e, a partir daí, criar quadros de horários flexíveis e implantar o método de teletrabalho.

A preocupação com o meio ambiente também chega às operações das empresas. Ao longo dos últimos anos, a Armco Staco, fabricante de produtos e prestadora de serviços para obras de infraestrutura com mais de 100 anos de mercado, vem adotando diversas práticas ambientais para tornar sua atuação ainda mais responsável.

A empresa inaugurou, em 2013, sua nova fábrica em Resende, no interior do estado do Rio de Janeiro, com tudo o que há de mais moderno em relação à proteção do meio ambiente. Com investimento de R$ 40 milhões, esta é a maior planta do Brasil de galvanização - tipo de acabamento de peças em aço que protege contra a corrosão e aumenta sua vida útil.

Nesta fábrica, 100% dos gases serão lavados e tudo que for emitido para a atmosfera será tratado. O local tem sistema de coleta e reaproveitamento de água da chuva e o aquecimento dos fornos é feito através de gás natural. A área de decapagem, onde as peças em aço são limpas, é totalmente enclausurada, assim como o ambiente da cuba de zinco. Além disso, os equipamentos de produção têm tecnologia italiana, uma das mais avançadas do mundo, e os aparelhos elétricos têm baixo consumo de energia.

"Esta unidade foi concebida com preocupação 100% voltada ao meio ambiente. Não há nenhuma instalação desse tipo no país, totalmente sustentável", explica o engenheiro metalúrgico Ulysses Nunes, Gerente de Galvanização da Armco Staco.