Depois dos famosos óculos e dos automóveis sem motorista, o Google entra no ramo de produtos "inteligentes" para a casa, com a aquisição da Labs Nest por US$3,2 milhões.
A Nest, empresa norte-americana lançada em 2010 e especializada em "reinventar" objetos domésticos, possui em seu portfólio produtos como o termostato que pode ser controlado através do smartphone e o detector de fumaça que se operado com aceno de mãos.
"Os fundadores da Nest, Tony Fadell e Mart Rogers, construíram um grande time e estamos felizes em dar a eles as boas vindas à família Google", declarou o CEO do Google, Larry Page, manifestando a intenção de levar os produtos Nest "em mais casas e mais países".
O termostato inteligente
"O Google nos ajudará a cumprir o nosso projeto de transformar as casas em inteligentes e mudaremos o mundo mais rapidamente que se tivéssemos continuado o nosso caminho sozinhos", declarou o fundador da Nest, Tony Fadell. "O Google tem os recursos e o alcance global para acelerar o crescimento da Nest", completou.
A nova sociedade já está levantando polêmicas. Há quem diga que o Google não esteja assim tão interessado nos termostatos e detectores de fumaça, mas sim nas informações que os smartphones poderão oferecer sobre como se comportam os consumidores dentro de suas casas.
A aquisição da Nest é uma nova incursão do Google em setores diversos daquele que fizerem a sua fama, o das buscas e da publicidade na internet. A empresa já tinha explorado outras áreas, com o lançamento do Google Glass, por exemplo, que poderá estar à venda no mercado neste ano, os carros sem motorista, que são usados para o serviço de mapeamento e as redes de fibras óticas em algumas cidades norte-americanas para uma hiper banda larga.
Agora, o Google está entrando em um mercado em forte expansão. O número de objetos conectados com a internet poderá chegar aos 50 bilhões em 2020.