Twitter cria posts falsos de usuários reais em anúncio

Para o anúncio de uma nova ferramenta, o Twitter aparentemente decidiu usar contas de usuários verdadeiros para criar tweets falsos, segundo o SF Gate. Em um post no blog oficial, foi anunciada uma nova integração com a plataforma de anúncios de TV. Acontece que os exemplos do texto eram tweets de usuários reais, que na verdade não fizeram as postagens.

Na sequência, o post foi alterado e os tweets falsos foram substituídos por postagens de funcionários do TwitterAds. Mas a essa altura o post do blog havia sido tuitado e compartilhado por mais de 1,5 milhão de pessoas. O Twitter se desculpou com os usuários em seguida: "hey @Neil_Gottlieb, @WilliamMazeo, @subhash_tewari - mil desculpas pela confusão de hoje cedo. Estamos resolvendo o problema agora".

Segundo o SF Gate, os usuários, que apareciam em um infográfico com nickname e foto, não sabiam do que havia acontecido. "É perturbador e inadequado", disse Neil Gottlieb. No post do Twitter, ele aparecia dizendo "Qual é a música do novo comercial do @baristabar? Amei!!!". Mais tarde, o usuário disse que tinha um encontro com um advogado e que ia ver medidas legais contra o ato, já que não ficou satisfeito com o pedido de desculpas em um único tweet. "Empregaram uma tática totalmente inaceitável. E a resposta foi uma afirmação inadequada sobre a situação, em meu ponto de vista", afirmou ao site americano.

?O brasileiro William Mazeo foi outro usuário que teve a conta usada com um tweet que não publicou. "Que bosta?! Primeira vez que ouço falar sobre um 'barista bar'. Não falo inglês como língua materna. Nunca sequer usei a palavra 'fancy'", respondeu. No gráfico do microblog, ele aparecia tuitando: "queria poder fazer lattes excepcionais ('fancy') como os do comercial do @baristabar".

Porta-voz do Twitter, Will Stickney afirmou que a companhia substituiria os tweets imediatamente, com foi feito, e postaria um pedido público de desculpa aos usuários. Em resposta ao pedido, quando publicado pelo @TwitterAds, o brasileiro Mazeo respondeu "-_-" não façam isso de novo", e Gottlieb afirmou "agradeço a atenção a isso. Ainda curioso sobre como aconteceu".