Os países que participam da Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, concordaram com o rascunho de um plano para prevenir e controlar doenças crônicas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 36 milhões de pessoas morrem todos os anos, no mundo inteiro, de doenças como câncer, diabetes, asma e hipertensão.
A coordenadora do programa global da OMS para prevenção e controle de doenças crônicas, Shanti Mendis, falou sobre o assunto. Mendis afirmou que o plano de ação acordado entre os países tem dois componentes.
O primeiro, é uma série de ações para os países-membros, para os parceiros nacionais e internacionais das Nações Unidas e para a própria ONU. O segundo componente do plano é uma estrutura de monitoramento global.
Instrumento
A médica da OMS explicou que estes dois processos juntos permitirão que todos os participantes implementem as ações de forma coletiva enquanto, ao mesmo tempo, monitoram seu progresso.
Mendis afirmou que o plano de ação é um forte instrumento para reduzir em até 25% o número de mortes causadas por doenças crônicas até 2025.