Um levantamento feito pelo instituto Cancer Research UK mostra que os casos de câncer de intestino entre os homens cresceram quase 30% em três décadas. Trata-se do segundo tipo de câncer mais mortal na Inglaterra, atrás do câncer de pulmão. Na década de 1970, registravam-se 45 casos a cada 100 mil pacientes. Já entre os anos 2008 e 2010, o número pulou para 58%, um aumento de 29%. Segundo a pesquisa do instituto, divulgada pelo jornal The Guardian, entre as mulheres o aumento registrado foi de apenas 6% no mesmo período.
O crescimento foi registrado principalmente homens entre 60 e 70 anos. O levantamento ainda aponta que a taxa de sobrevivência está aumento e metade dos pacientes vive por pelo menos 10 anos após o diagnóstico.
"Sabemos que os riscos de câncer de intestino aumentam com a velhice e, como estamos vivendo mais, não é surpresa ver o aumento nos casos da doença", disse Matthew Seymour, da Universidade de Leeds, diretor do National Cancer Research Network. No entanto, ele alerta que estudos estão buscando as razões para o aumento dos casos em homens.