Aprovado tratamento para estágio avançado do câncer de mama

Um novo tratamento contra o câncer de mama em estágio avançado foi aprovado na sexta-feira pela Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. O medicamento Kadcyla, foco dessa terapia, carrega a droga até o local do câncer para reduzir o tumor, diminuir o progresso da doença e prolongar a sobrevivência do paciente.

O Kadcyla é indicado para o tratamento do câncer de mama do subtipo HER2 positivo. HER2 é uma proteína envolvida no crescimento normal das células, porém também é encontrada em grandes quantidades em alguns tipos de células cancerígenas, incluindo câncer de mama. Atualmente, o remédio mais estudado e utilizado na prática clínica contra este subtipo de tumor é o trastuzumab, um anticorpo criado para agir especificamente em uma região extracelular do receptor HER2 que faz parte da fórmula do Kadcyla.

O tratamento - o quarto medicamento aprovado pela FDA que tem como alvo a proteína HER2 - está conectado à droga chamada DM1, capaz de interferir no crescimento de células cancerígenas. O Kadcyla é indicado para pacientes previamente tratados com trastuzumab e taxanos, uma classe de medicamentos usados na quimioterapia e aplicados no tratamento do câncer de mama.