Telefônica testa 4G e anuncia: 'smartphone Firefox chega em 2013'

A Vivo vai testar a tecnologia 4G durante a Campus Party Brasil 2013, além de mostrar smartphones equipados com a plataforma Firefox OS, sistema operacional desenvolvido em parceria com a Telefônica. A empresa é responsável por fornecer a infraestrutura de capacidade de conexão de 30 GB ao evento, que vai até domingo no Anhembi Parque, em São Paulo, a Telefônica Vivo.

A Campus Party vai distribuir mais de 170 aparelhos que rodam a plataforma, que serão distribuídos entre desenvolvedores no evento. O primeiro smartphone rodando o sistema foi lançado neste mês, voltado para desenvolvedores, que poderão testar Firefox OS o e criar aplicativos com HTML 5, tecnologia de programação na qual o sistema é baseado.

"Em parceria com a Mozilla e o Facebook, vamos trabalhando para que se torne uma alternativa mais atrativa e acessível para smartphones, com conteúdos desenvolvidos por brasileiros e para brasileiros", afirmou o presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente. O objetivo é que os primeiros aparelhos rodando o sistema operacional cheguem às lojas ainda no segundo semestre, fabricado em parceria com diversas operadoras.

Conexão

"Nós temos conexão do campuseiro com a web sem muitas passagens intermediárias. Isso proporciona ao campuseiro uma experiência diferente, porque consegue se conectar de uma forma muito rápida e direta com a web", afirmou o gerente de redes do evento, Ary Falarini. "A limitação da conexão vai estar muito mais no hardware do campuseiro do que na infraestrutura".

A Vivo trouxe para a feira a experiência de 2G, 3G, 3G Plus e 4G da companhia. Três antenas fazem a cobertura de toda a área da Campus Party. Os participantes poderão experimentar as diferenças na conectividade em cada uma das tecnologias.

Na Zona Expo, a Vivo demonstra dois produtos lançados no final do ano passado. A TV por assinatura Vivo Fibra, que possui aplicativos e ferramentas de video on demand e cujo destaque fica por conta da troca instantânea de canais, sem a tela azul ou preta tradicional de serviços via satélite. Além disso, a empresa demonstra o serviço de vídeo on demand Vivo Play, ferramenta de aluguel de filmes e séries online da empresa.

Campus Party Brasil 2013

A sexta edição da Campus Party Brasil, uma das maiores festas de inovação, tecnologia e cultura digital do mundo, acontece entre 28 de janeiro e 3 de fevereiro no Anhembi Parque, em São Paulo. Na Arena do evento, 8 mil pessoas têm acesso à internet de alta velocidade e a mais de 500 horas de palestras, oficinas e workshops em 18 temáticas, que vão desde mídias sociais e empreendedorismo até robótica e biotecnologia. Cinco mil desses campuseiros passam a semana acampados no local.

A 6ª edição traz ao Brasil nomes como o astronauta Buzz Aldrin, um dos primeiros homens a pisar na Lua, e o fundador da Atari, Nolan Bushnell. Em sua sexta edição em São Paulo, a Campus Party também teve no ano passado a primeira edição em Recife (PE). O evento acontece ainda em países como Colômbia, Estados Unidos, México, Equador e Espanha, onde nasceu em 1997.

Nas edições brasileiras anteriores, o evento trouxe ao País nomes como Tim Berners-Lee, o criador da Web; Kevin Mitnick, um dos mais famosos hackers do mundo; Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos; Steve Wozniak, que fundou a Apple ao lado de Steve Jobs; e Kul Wadhwa, diretor-geral da fundação Wikimedia,que mantém a Wikipédia.