Daimler, Ford e Nissan se unem para desenvolver carro elétrico

As montadoras Daimler, Ford e Nissan assinaram um acordo para desenvolver em conjunto uma célula de combustível para carros elétricos. Segundo comunicado divulgado pelas fabricantes, a intenção é conseguir lançar veículos elétricos com células de combustíveis a partir de 2017.

As três empresas esperam que com a ação conjunta, os custos de engenharia sejam reduzidos para o desenvolvimento da tecnologia. Cada empresa irá investir o mesmo valor para o projeto.

De acordo com o comunicado, apesar de as empresas desenvolverem em conjunto as células de combustíveis, nenhum carro será lançado em parceria. Cada marca lançará seus próprios veículos.

Ainda segundo o comunicado, a parceria “envia sinais à indústria para incentivar ainda mais o desenvolvimento de estações de reabastecimento de hidrogênio e outras infraestruturas necessárias para que os veículos elétricos possam ser comercializados em massa”. O trabalho em conjunto em três continentes vai auxiliar na definição de padrões globais, o que vai ajudar na economia, diz o comunicado.