"Love" é a hashtag mais usada do Instagram

As hashtags surgiram no Twitter, criadas pelos próprios usuários para indicar o assunto sobre o qual falavam. As palavras antecedidas pelo símbolo # foram incorporadas pelo microblog e se espalharam por outros serviços, entre eles o Instagram, rede social de compartilhamento de fotos com filtros.

A partir dos termos, criados pelos próprios usuários e que podem ser de uma abreviação a uma frase completa, é possível fazer buscas e saber o que dizem - e veem - as pessoas do mundo todo sobre um determinado assunto. E a partir de dados que a plataforma Webstagram compila sobre os usuários do Instagram, o Huffington Post listou quais as 100 hashtags mais usadas na rede social.

A popularização das hashtags e o consequente uso como termos de busca acabaram, por outro lado, levando alguns usuários a usar as palavras para descrever suas fotos e tweets apenas para aparecer quando alguém pesquisa um tema popular. A etiqueta das redes sociais desaconselha esse tipo de comportamento, que em alguns casos pode até ser considerado spam pelo serviço.

As 100 mais

Em primeiro lugar está 'love', 'amor' em inglês. A busca pela hashtag mostra imagens variadas, que incluem o que as pessoas amam, fotos de outras pessoas, lugares e ilustrações, entre outros.

A medalha de prata fica para 'instagood', algo como 'instabom' em português. O terceiro lugar, 'me' ('eu'), como seria de se esperar, resulta essencialmente em imagens de pessoas - em foto mais ou menos conceituais.

A quarta hashtag da lista das mais populares é 'tbt', abreviação de "throwback Thursday", ou 'quinta-feira do passado', em tradução livre. É usada quando os usuários postam fotos de algo do passado que os agrada.

O quinto lugar fica para 'cute', ou 'fofo', enquanto a sexta posição é de 'photooftheday', ou 'foto do dia', em português - o nono lugar é semelhante, 'picoftheday', que significa o mesmo. Completam o top 10 'instamood' ('instahumor') em sétimo, 'beautiful' ('bonito') em oitavo e 'igers' (abreviatura de 'instagrammers', como são chamados os usuários do Instagram) em décimo.