Inca e Fiocruz lançam livro sobre a história do controle do câncer no Brasil 

Mostrar a evolução do controle do câncer no Brasil por meio da história das políticas públicas trabalhadas ao longo dos anos, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população sobre o câncer. Esse será o enfoque da publicação "O Câncer como Problema de Saúde Pública”, que o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e Fiocruz lançam em parceria, no dia 27 de novembro, para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer. 

O objetivo é apresentar aos profissionais e gestores da área da saúde a evolução das ações de prevenção, detecção e assistência à doença no país, ao longo dos anos. O primeiro livro da série temática traz a história do controle do câncer no Brasil, organizada a partir de depoimentos colhidos no âmbito do Projeto “História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas” (https://www.historiadocancer.coc.fiocruz.br

Para o primeiro volume, foram selecionados depoimentos de profissionais com diferentes perfis de formação e atuação, mas que, em algum momento, desempenharam papel central e relevante na abordagem do câncer como problema de saúde pública no Brasil e nas ações de controle do câncer. 

São eles: João Carlos Sampaio Góes, fundador do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC); Edmur Flávio Pastorello, ex-secretário geral de superintendência de Campanhas de Saúde Pública - Sucam; Marcos Moraes, preside o Conselho de Curadores da Fundação do Câncer e ex-diretor geral do Inca; José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde e ex-diretor geral do INCA e Luiz Antonio Santini, atual diretor-geral do Inca. 

O lançamento da publicação faz parte das ações que o Inca — órgão de apoio do Ministério da Saúde na política do controle do câncer no Brasil — promoverá em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Serviço: 

Lançamento: publicação "O Câncer como Problema de Saúde Pública” 

Local: Instituto Nacional de Câncer - Praça da Cruz Vermelha, 23, Auditório Moacyr Santos Silva, 8º andar. 

Data: 27 de novembro de 2012 

Horário: 10h