A empresa canadense Interaxon, especializada em tecnologias de controle dos computadores com a mente, está desenvolvendo um dispositivo, semelhante a uma tiara - chamado Muse que irá ajudar os usuários a monitorar e treinar suas mentes, diz o Huffington Post.
Segundo a empresa, o equipamento, usado na cabeça, é sincronizado com aplicativos em tablets ou smartphones que irão gravar as emoções, humor, nível de concentração e resposta da memória durante a execução de diferentes tipos de tarefas, além de oferecer exercícios para desenvolver a acuidade mental.
Sensores que ficam em contato com a testa e a região das orelhas são responsáveis pela captura dos dados.
Entre os usos, o Muse poderá, por exemplo, perceber como o cérebro reage a algum tipo de música - se fica mais relaxado ou mais concentrado.
Novas aplicações poderão usar as informações em benefício de quem usa o invento. Caso detecte que o usuário está estressado, ou muito concentrado em uma tarefa, por exemplo, apps poderiam desativar momentaneamente os alertas de e-mail ou redes sociais, ou até tocar músicas relaxantes que ajudassem a descontrair.
Outra finalidade prevista é no ramo de relacionamentos. Usuários com reações similares ao mesmo tipo de música poderiam ser "pareados" por aplicações que tivessem acesso aos dados gerados pelo dispositivo.
Não foi dada uma previsão para a chegada da Muse ao mercado.