A Research In Motion (RIM) aposta na facilidade de desenvolvimento para atrair programadores para o novo sistema operacional BlackBerry 10, que será lançado no começo do ano que vem. A companhia quer atrair novos desenvolvedores para aumentar o número de aplicativos da plataforma. "O grande complicador da plataforma atual é que é um pouco mais difícil desenvolver. Com o BlackBerry 10, o desenvolvedor não precisa mais sair da zona de conforto dele", afirmou ao Terra o diretor-geral da RIM para o Brasil, João Stricker.
"O BlackBerry 10 não é simplesmente uma evolução de plataforma, é uma plataforma totalmente nova e redesenhada", disse. "Hoje já temos engajados com a gente todos os grandes desenvolvedores de aplicativos e games para o lançamento do BlackBerry 10", disse o executivo. Atualmente, o BlackBerry conta com 100 mil aplicativos em sua loja online, e um total de 3 bilhões de downloads, muito atrás dos concorrentes Android e iOS. A App Store, da Apple, já tem 550 mil aplicativos para iPhone, com a marca de 25 bilhões de downloads atingida em março. O Google chegou neste número em setembro.
Para atrair desenvolvedores para a nova plataforma, a RIM também se apoia também nos números que apontam que o BlackBerry é mais lucrativo para os desenvolvedores que os concorrentes. Segundo Stricker, os desenvolvedores conseguem 4% mais receita no BlackBerry do que conseguiriam no iOS, e 40% mais que no Android.
Além disso, a companhia canadense vem realizando uma série de eventos para atrair os desenvolvedores, os BlackBerry Jams. Na semana passada, a empresa realizou um desses encontros em San José, na Califórnia. Este é apenas um dos 30 Jams programados pela RIM, que reunirão um total de 9 mil desenvolvedores. "Nesses eventos os desenvolvedores trazem para perto da gente toda a capacidade que essa plataforma tem", diz o diretor. No Brasil, o evento já passou por Rio de Janeiro, Campinas e Recife. Neste mês, ainda estão programadas Jam em Porto Alegre (13/10) e São Paulo (27/10).
O BlackBerry 10
Durante o BlackBerry Jam na California, a RIM anunciou algumas novidades sobre a sua nova plataforma. O primeiro aparelho rodando o sistema operacional BlackBerry 10 será lançado no primeiro semestre de 2013, e terá tela touchscreen. Segundo a companhia, serão oferecidos em um primeiro momento seis aparelhos com a nova plataforma, o que inclui, além de dispositivos touchscreen, smartphones com o tradicional teclado QWERTY do BlackBerry.
Entre as principais novidades da plataforma estão o suporte à multitarefa, o BlackBerry Flow, que oferece integração total entre todas as aplicações, além de uma central de notificações que reúne com um simples gesto todas as novidades do aparelho.