Criador do primeiro laptop, Bill Moggridge morre aos 69 anos 

O responsável pelo design do primeiro computador portátil do mundo, Bill Moggridge, morreu no sábado, aos 69 anos, em São Francisco, vítima de um câncer. Moggridge foi o designer responsável pela criação, no fim da década de 70, do GRiD Compass, o primeiro computador portátil com o formato de "concha", com tela de abrir, usada até hoje em laptops.

Com um revestimento de liga de magnésio, o computador tinha um processador Intel 8086, tela eletroluminescente de 320x240 pixels e um modem de 1.200 bps. Ele foi lançado em 1982 por US$ 8.150. O alto preço e seu sistema operacional especializado limitaram seu uso entre o Exército americano, mas o computador chegou a ir ao espaço, quando a Nasa o adotou para equipar o ônibus espacial Discovery, em 1985.

Moggridge era diretor do Cooper-Hewitt, National Design Museum em Nova York desde 2010 e era considerado um pioneiro na adoção de um design voltado à interação humana. Em 1991, ele fundou a consultoria Ideo, e foi vencedor de prêmios na área de design, como o Lifetime Achievement da National Design Awards e o Prince Philip Designers.

Ele deixou a mulher Karin, com quem era casado havia 47 anos, e dois filhos, Alex e Erik.