Aparelhos da Apple e Samsung são praticamente iguais, diz designer 

A Apple convidou um renomado designer para depor na tentativa de obter apoio para suas afirmações de que a Samsung copiou o iPhone - depois que o lançamento desse telefone, em 2007, levou a empresa sul-coreana a um "crise de design", segundo a gigante norte-americana. O depoimento ocorreu no início da segunda semana do julgamento sobre possível quebra de patentes que envolve as duas companhias.

O professor universitário Peter Bressler foi o convidado da Apple para falar sobre design de eletrônicos e analisar os gadgets da Samsung e compará-los com o iPhone e o iPad. Foram analisadas as curvas, tamanho, largura e demais detalhes específicos de cada aparelho.

"A impressão geral que o observador comum teria desses designs é que são, substancialmente, os mesmos", disse Bressler, que tem mais de 70 patentes registradas em seu nome. Ele afirmou que examinou diversos gadgets e patentes antes de chegar à conclusão de que a Samsung copiou muitos elementos de design da Apple.

O julgamento Apple x Samsung

Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na Califórnia, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Já a Samsung diz que a Apple está tentando reprimir a competição com o bloqueio da venda de seus produtos, diminuindo a escolha dos consumidores para "manter seus lucros historicamente exorbitantes". A sul-coreana alega que a Apple quebrou duas patentes essenciais para transmissão de dados 3G e outras três sobre funcionalidades dos aparelhos.