Há 41 anos, Apollo 15 chegava à Lua com primeiro carro espacial 

Na noite do dia 30 de julho de 1971 (horário de Brasília), há 41 anos, o foguete Saturn V (o mais poderoso já feito pelo homem) pousava na Lua com os astronautas e o equipamento da missão Apollo 15. Ele foi lançado na manhã do dia 26 de julho. Além da maior quantidade de equipamentos de pesquisa científica já levada pelas missões tripuladas à Lua, o foguete levava na bagagem o primeiro carro a chegar ao nosso satélite natural.

Os astronautas ficaram na Lua até o dia 3 de agosto - um deles permaneceu em órbita no módulo de comando. Antes de sair, eles deixaram um satélite para analisar a massa da Lua, mudanças gravitacionais e a interação com o campo magnético da Terra. A chegada de volta ao nosso planeta ocorreu em 7 de agosto.

O lunar roving, carro levado no foguete, era movido a eletricidade e servia para levar a tripulação e o equipamento pela superfície lunar. Ele chegava a no máximo 16 km/h e enfrentava inclinações de até 25 graus. Ao invés de um volante, um controle - parecido com aquele de aviões de caça - ficava entre os dois bancos e permitia que ele fosse dirigido tanto pela esquerda, quanto pela direita. Ele suportava até 696 kg (sendo que o próprio veículo pesava 206 kg), tinha 3 m de comprimento, 2,1 m de largura e 114 cm de altura.